Revitalizar unhas e cabelos com uma planta rica em cálcio e oligoelementos
No outono, o desgaste provocado pelo vento, chuva e humidade pode levar a que os cabelos se ressintam e apresentem sinais de debilidade, como pontas espigadas ou fragilidade. Também a pele e unhas se apresentam, por vezes, mais frágeis e quebradiças ou com falta de brilho.
Indicada para combater estes sinais, a Luzerna, planta perene oriunda da Ásia e do Norte de África, tem uma forte capacidade remineralizante devido à invulgar capacidade das suas raízes para absorver grandes quantidades de nutrientes.
Assim, esta planta rica em vitaminas, aminoácidos, sais minerais como o cálcio e oligoelementos como o silício, ferro, fósforo, cobre, zinco e selénio, constitui, no geral, um excelente estimulante para o organismo, sendo especialmente indicada para situações em que se verifica fragilidade na estrutura e saúde capilar e das unhas.
Efeito tónico da raiz de Maca promove o desempenho físico e intelectual
Maca: um energizante natural sem cafeína
Nesta altura do ano, com os dias mais curtos e menor exposição à luz solar, é comum sentirmos mais cansaço e a necessidade de um reforço de energia. A par de outras soluções revigorantes que a Fitoterapia recomenda, como é o caso do chá verde ou do ginseng, a raiz da Maca é um poderoso aliado nestes casos, com a vantagem de não ter na sua composição cafeína nem ginsenósidos.
Atualmente, vários estudos científicos apontam o aumento da resistência e força física, bem como melhoria da líbido e da fertilidade feminina e masculina. A ausência de cafeína e de ginsenósidos na sua composição constitui uma vantagem, em especial para quem não tolera o café, chá verde ou o ginseng.
A ação tónica e revigorante da Maca pode ser um apoio útil no regresso ao trabalho e épocas de atividade física e mental intensa. Tendo em conta as exigentes condições da sua produção original (acima dos 3.500 metros de altitude), a qualidade e consequente eficácia pode ser garantida através do consumo sob o formato de cápsulas, evitando a perda de propriedades da sua raiz e o contacto com o sabor da mesma.
Os benefícios desta planta eram já explorados pelos povos indígenas Pumpush e Yaros, tendo a tradição do uso fitoterápico sido continuada pelos Incas. Cultivada a elevadas altitudes, nos Andes, a medicina tradicional peruana aplicou largamente os efeitos deste tubérculo para estimular o sistema imunitário e combater problemas do foro sexual e reprodutivo.
O que é a Fitoterapia?
A Fitoterapia é a ciência que estuda a utilização de produtos de origem vegetal com finalidade terapêutica, ou seja para prevenir, para atenuar ou para curar um estado patológico.
Catarina Faustino |
cfaustino@guesswhat.com.pt