13 praias do Oeste distinguidas com selo Zero Poluição

0
356
Praia do Rei do Cortiço, em Óbidos, é uma praia ZERO Poluição

Alcobaça é o concelho da região com mais praias distinguidas (4), seguida de Peniche (3)

A associação ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável revelou, na semana passada, a lista de praias Zero Poluição para a próxima época balnear. E das 53 praias assinaladas na costa portuguesa, 13 estão localizadas no Oeste.
Alcobaça é o concelho da região com mais praias distinguidas, dividindo, aliás, com Porto Santo e Tavira o estatuto de município com mais praias Zero Poluição a nível nacional.
Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira, todas na União de Freguesias de Pataias e Martingança, são as quatro praias de Alcobaça galardoadas pela associação ambientalista.
Já em Peniche, o selo Zero Poluição foi atribuído às praias de Baleal Norte, Sul e Campismo, naquele que é o segundo concelho da região com mais praias destacadas pela ZERO.
Caldas da Rainha entra nesta lista com a praia do Mar, bem como a Nazaré com a Praia do Salgado e Óbidos com a de Rei do Cortiço.
A Lourinhã também não ficou de fora, tendo sido reconhecidas as Praias de Peralta e Valmitão.
Por seu turno, a Praia Azul, em Torres Vedras, também integra a lista, sendo que aquele concelho perdeu um total de nove praias com este galardão.
Uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares, explica a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Em 2021, as praias com Zero poluição representam 8% do total das 643 zonas balneares em funcionamento, uma redução de 22%, menos 15 praias, em relação às 68 classificadas no ano passado.
Todas as praias classificadas no ano passado como praias ZERO poluição estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água “excelente”. Porém, na maioria das vezes, basta uma análise onde foi detetada a presença de microrganismos para deixar de poder ser consideradas praias ZERO poluição.

53 praias a nível nacional conseguiram cumprir os critérios da ZERO ao longo dos últimos três anos