O Ministério da Administração Interna (MAI) deu aval à despesa relativa ao contrato de cooperação interadministrativo celebrado com o município de Óbidos, tendo em vista a construção do novo posto Territorial da GNR. A obra, que deverá decorrer durante os anos 2023 a 2025, terá um montante máximo de 1.626.494, 49 euros (acrescidos de IVA), informa o MAI.
O novo Posto Territorial da GNR de Óbidos ficará localizado junto ao complexo desportivo municipal, num terreno com cerca de 3250 metros quadrados, disponibilizado pela autarquia de Óbidos. A obra é justificada pelas “más condições de utilização” em que se encontram as actuais instalações da GNR, dentro da vila, e a necessidade de “alcançar maior eficiência no desempenho dos profissionais daquela força de segurança”.
A autorização da despesa foi divulgada através de um comunicado emitido pelo MAI no passado dia 9 de Agosto. O montante total, ultrapassando os 4 milhões de euros, será direcionado para a realização de novas intervenções de construção e requalificação de infraestruturas, abrangendo não apenas a Guarda Nacional Republicana (GNR), mas também a Polícia de Segurança Pública (PSP), com impacto nas localidades de Óbidos, Alvito e Caxias.
Estas autorizações já foram publicadas no Diário da República, sendo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna responsável pelos encargos orçamentais relativos às empreitadas. ■