O evento, que decorreu durante dois fins de semana, levou uma enchente à vila
Cerca de 80 mil pessoas terão visitado o Festival Internacional do Chocolate, que decorreu durante os dois últimos fins de semana e que, no domingo à tarde, levou mesmo ao corte do acesso a Óbidos, através da A8, devido à grande afluência.
Durante seis dias foram utilizadas cerca de 5 toneladas de chocolate, num evento que contou com as principais marcas do setor e uma forte presença de chefs e de profissionais do chocolate, numa programação com mais de 60 horas de showcooking, que deu a oportunidade quer aos profissionais mais conceituados, quer aos mais jovens chefs de mostrarem todas as potencialidades deste ingrediente.
Os novos concursos que decorreram durante o festival “não só ajudam os mais novos a ter alguma projeção nesta área, como ainda traz sangue novo a um evento que quer ser inovador a todos os níveis”, salienta o presidente da Câmara, Filipe Daniel, num balanço “extremamente positivo” desta edição.
O autarca destaca a boa organização do festival. “Arriscámos num novo modelo, que fez com que as pessoas viessem ao evento, mas, e ao mesmo tempo, pudessem visitar as ruas de Óbidos”, salientou à Gazeta das Caldas.
Além da descentralização, esta edição contou com um curador, o chef Francisco Siopa. Um figurino que a organização pretende manter em próximas edições e “sempre que o evento permita ou justifique”. O Mercado Medieval, por exemplo, irá decorrer na Cerca do Castelo, porque tem um modelo próprio, salienta o autarca.
O formato, de dois fins de semana, será agora avaliado, mas Filipe Daniel acredita que poderá ter continuidade. A próxima edição já está a ser delineada, “com mais parceiros e mais entusiasmo”, mas ainda não há datas ou temáticas.