A cozinha e a arte na EHTO

0
450
O biólogo marinho Nuno Vasco Rodrigues e o artista e ativista Afonso Castanheira partilharam o seu trabalho com os alunos da escola

O mar e os recursos marinhos “abriram apetite” para uma experiência enogastronómica

Foi na Berlenga que percebeu que a fotografia era uma ferramenta de comunicação muito forte e, desde então o biólogo marinho e investigador, Nuno Vasco Rodrigues, não tem parado de fotografar espécies marinhas e as maravilhas subaquáticas. No passado dia 1 de fevereiro, partilhou várias imagens, retiradas em águas portuguesas, com os alunos da EHTO, no âmbito do projeto Lagoa de Óbidos na Cozinha e na Arte. Presente esteve também o músico e ativista Afonso Castanheira, também conhecido por Barba Azul, que é um dos co-fundadores da associação Mestres do Oceano, se dedica a 100% à causa da sustentabilidade dos oceanos. Ambos os convidados alertaram para problemáticas como o impacto das alterações climáticas e a extinção de algumas espécies, o lixo nos oceanos, ou o excesso de consumo de peixe. Afonso Castanheira também participa na limpeza das praias e com o material recolhido faz obras de arte, como uma baleia de 10 metros resultado de cinco meses de recolha de lixo marítimo, e outras, de menor dimensão que puderam ser apreciadas na escola. A esta palestra, organizada pela turma de Técnicas de Cozinha do primeiro ano, e que trabalha a literacia dos oceanos, juntou-se a turma finalista de Gestão e Produção de Cozinha, proporcionando uma experiência enogastronómica, da Quinta da Lapa aos sabores da Lagoa.
O trajeto, que começou no auditório após a palestra, terminou no restaurante pedagógico e foi composto por nove momentos (um assegurado por cada aluno). Foram apresentados diversos pratos, que proporcionaram um “percurso” desde as profundezas da Lagoa até às várzeas onde os agricultores plantam as batatas doces, sempre acompanhado por vinhos da Quinta da Lapa.
Marisa Rosa, coordenadora de restauração e bebidas, lembra que este projeto começou com uma visita à quinta no âmbito da disciplina de Enogastronomia (que tenta fazer a harmonização entre vinhos e alimentos numa refeição). “Provámos os vinhos, casta por casta, e depois desenvolvemos um prato em função das características do vinho que foi apresentado”, explicou sobre a junção dos projetos de Enogastronomia e  de Desenvolvimento de Produtos Gastronómicos.
Na parte gastronómica, o chef Bruno Marques desafiou os jovens a criar um menu de nove momentos em que utilizassem, sobretudo, produtos presentes na lagoa ou próximos da lagoa, como foi o caso do berbigão, caranguejo, polvo, robalo, algas, mas também o eucalipto, a abóbora e a codorniz do Landal.
Step by Step – Rumo ao Futuro
A 31 de janeiro a escola acolheu a quinta edição do “Step by Step – Rumo ao Futuro”, um fórum de estágios e carreiras. O evento foi organizado pela turma finalista de Gestão de Turismo e contou com a presença de 12 empresas do setor do Turismo e da Hotelaria, que tiveram a oportunidade de dar a conhecer as suas oportunidades de estágios e ofertas de emprego, através de expositores e apresentações.
O evento tem por objetivo proporcionar o contacto com o setor, dando a conhecer suas oportunidades de estágios e ofertas de emprego. Pretende ainda ser uma oportunidade de networking e degustação de produtos regionais. ■