A-dos-Francos em azulejo tradicional português

0
359

Os vários lugares da freguesia estão agora representados no centro da vila

 

No Parque de Eventos Justino Sobreiro, no centro da vila de A-dos-Francos, foi recentemente concluída uma obra que pretende enaltecer e unir os vários lugares da freguesia.
“O objetivo foi retratar todos os lugares, para dar a conhecer a freguesia”, revelou o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Sousa, notando que sempre tentaram “promover a união de todos os lugares da freguesia, temos tido essa preocupação nos eventos e nas atividades”.
Outro dos objetivos desta obra foi criar, no espaço onde as pessoas se encontram, onde se realizam as várias festas e iniciativas, “algo em que toda a gente se sinta identificada”.
A opção foi por retratar os lugares com fotografias atuais, feitas propositadamente para o efeito. “O que é atual hoje, daqui a 30, 40 e 50 anos vai permitir recordar como era agora”, afirmou, notando que daqui a 50 anos vai ser interessante ver como eram os lugares meio século antes.
Às imagens dos lugares soma-se um mapa da freguesia, tudo embelezado com os típicos azulejos do séc. XVI do Atelier Sá Nogueira.
É que esse foi outro dos propósitos da Junta de Freguesia: enaltecer e promover os artistas locais, como o Atelier Sá Nogueira. “Estão na nossa freguesia e são reconhecidos internacionalmente, pelo que quisemos deixar aqui uma marca do trabalho deles, junto com a pintura artesanal em azulejo português, que é da autoria do Atelier Natalina Matias & Nelson Cruz”.
A obra teve um custo de mais de 30 mil euros e deverá contar com o apoio do município das Caldas. ■