Novo equipamento foi um dos projetos apresentados no 421º aniversário da freguesia
A Junta de Freguesia de A-dos-Negros vai construir um Parque Multiusos, composto por zona desportiva (com campo de futebol e de basquetebol e balneários), zona logística (com armazém e estaleiros), estacionamento e áreas verdes. O equipamento ficará situado num terreno com cerca de seis mil metros quadrados em frente ao Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros e “já peca por tardio”, disse o presidente da Junta de Freguesia, Heitor Conceição, durante a apresentação do projeto, a 7 de julho, integrado nas comemorações do 421º aniversário da freguesia.
O autarca justifica a concretização do Parque Multiusos com a necessidade de um local para guardar os veículos e alfaias da junta de freguesia, numa localização central, que permita aos funcionários dali partirem, diariamente, para as várias localidades para prestar o serviço necessário. A esta valência juntam-se a zona desportiva com respetivos balneários, numa zona “central”, perto da junta de freguesia, do jardim de infância e da futura creche.
A obra, cujo valor total andará na ordem dos 700 mil euros, já tem projeto, pago pela junta de freguesia, que também já tem verba para avançar com a parte do armazém, mas que irá também contar com o apoio da Câmara para a concretização da totalidade do parque. A exercer o seu terceiro e último mandato, Heitor Conceição, quer começar a obra ainda durante o atual mandato, e o presidente da Câmara, Filipe Daniel, considera que este é um “investimento que é estratégico para a freguesia e para a junta poder trabalhar”.
Outra obra que irá avançar é a da criação de uma creche, com capacidade para 29 crianças. Para tal, será requalificada a antiga escola primária, numa intervenção de 492 mil euros.
No âmbito das comemorações do aniversário foram inaugurados dois abrigos de passageiros, um na Areirinha e outro em A-dos-Negros, decorados com fotografias dos anos 60, tiradas pelo antropólogo americano William Bestor que, inclusive, escreveu um livro sobre aquela aldeia. Esta autarquia de base já contactou o antropólogo, que se comprometeu a enviar o espólio que tem de A-dos-Negros, nomeadamente fotos e documentos, que irá integrar o futuro Centro Interpretativo. Para além do edifício de um antigo armazém de vinho que já possuía para o efeito, a junta adquiriu mais uma adega, do outro lado da estrada, que irá completar o centro. Também está a ser feito o projeto para a reabilitação das ruas das Almoinhas e da Calçada (no centro histórico da localidade).
O presidente da Câmara deu ainda nota das melhorias ao nível da rede viária, que irá também beneficiar ruas de A-dos-Negros. “Temos 36 meses para executar 1,5 milhões de euros por todo o concelho”, disse, o autarca. Pretende também investir mais de 400 mil euros na renovação de um conjunto de parques infantis, que estão degradados e não oferecem condições de segurança, e no qual se incluem o do Jardim de Infância de A-dos-Negros e do complexo escolar do Alvito. ■