A Gazeta no digital

0
376
- publicidade -

Desde o início do milénio que a Gazeta tem também apostado no digital. As notícias podem ser acedidas nas diversas plataformas. 

Desde 2002 que a Gazeta das Caldas tem presença no online com a criação do seu primeiro site. Desde essa data o sítio electrónico do jornal já foi alvo de duas renovações, a última das quais data de Maio 2016. Na apresentação o novo site é descrito como “mais moderno, dinâmico e interactivo”.
A notícia dava conta que houve também uma modernização da edição impressa, não só com a alteração do grafismo do semanário, como com a aposta em suplementos temáticos.
Sem esquecer o papel, a página de internet também faz a ligação à edição impressa: por exemplo, as cores que identificam as secções noticiosas são as mesmas nos dois formatos.
Paralelamente, foi criada uma loja, na sede do jornal, para promover o trabalho dos artistas da região, criando um ponto de venda.
Ainda em 2009, a Gazeta inaugurava o atendimento via Skype, uma inovação na altura, que teve por objectivo aproximar o jornal dos seus leitores e assinantes, que desta forma tinham uma maneira de contactar com o seu jornal sem qualquer tipo de custos.
Em 2017 começava a colaboração deste jornal no programa televisivo “Portugal em Directo”, a convite da RTP, com a divulgação das notícias deste semanário. A colaboração extravasou as paredes da Gazeta, com emissões em directo a partir do CCC, do Campo da Mata e da Expoeste, para acompanhar iniciativas relevantes, a nivel local e mesmo nacional. No ano seguinte, a equipa da Gazeta começou a dinamizar o projecto “Gazeta em Síntese”, em que anunciava através de um vídeo publicado à sexta-feira nas redes sociais, as principais notícias dessa edição.
Mais recentemente, já em 2020, foi alterado o endereço do jornal caldense. A página da Internet da Gazeta passou a estar alojada num domínio português (.pt). “Esta mudança faz parte de um conjunto de medidas para reforçar a política online do jornal, com o mesmo objectivo de sempre: melhor servir os leitores e assinantes”, refere a equipa do jornal, quando apresenta esta novidade aos seus leitores.
Gazeta das Caldas passa a estar, assim, num endereço uniformizado com o nome do jornal. “O histórico da relação com os leitores e assinantes não é afectada, uma vez que todos os dados de acesso e o arquivo do site se mantêm inalterados”.
Além do novo endereço, o jornal fez ainda uma mudança nos servidores, de modo a garantir uma melhor capacidade de resposta às exigências do público. “Desta forma, teremos um site mais rápido e, sobretudo, mais estável”, explicam.

- publicidade -