Abóbora para todos os gostos na Lourinhã

0
546

Começa hoje a 5ª edição do Festival da Abóbora no multiusos da Atalaia, que recebe mais de oito toneladas daquele fruto. Há demonstrações gastronómicas, workshops, concursos de abóboras e de doce, além de uma colecção com quase uma centena de exemplares representativos de várias zonas globo. Em exposição estará ainda uma abóbora austríaca de 600 quilos.
Durante três dias é possível provar pizza de abóbora e chèvre, hambúrgueres em cama de abóbora, bacalhau gratinado com abóbora, crepes de doce de abóbora com amêndoa. Para beber não falta a cerveja artesanal de abóbora e batata doce.
No âmbito do festival será confeccionada a tradicional torta gigante com doce de abóbora, cujas vendas revertem para uma associação de cariz social.
A organização espera receber 9000 pessoas. Em simultâneo, e porque o concelho da Lourinhã é um dos maiores produtores a nível nacional de abóbora, decorre uma semana gastronómica em vários restaurantes, que apresentam pratos com este ingrediente. Uma das novidades é a bola de Berlim com recheio de abóbora criada pelo chef Chakall.