ACCCRO criou o pastel “Bordalo” para as Caldas

0
2720
Noticias das Caldas
D.R.

“Bordalo” assim se designa o novo pastel, típico das Caldas, que foi criado por iniciativa da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO).
A iguaria só será apresentada na Feira dos Frutos em Agosto. Por agora está a decorrer, até 30 de Junho, um concurso de apresentação do design das embalagens, que tem como tema os azulejos de Rafael Bordalo Pinheiro.

Segundo Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, este é um dos muitos projectos que a associação está a desenvolver e que responde a uma necessidade dos empresários da área da doçaria. “Era necessário criar um bolo, com duração que os visitantes pudessem levar e identificar com as Caldas”, acrescentou o responsável. Foi ainda feito um estudo e após apurada experimentação, surge o pastel Bordalo. Os ingredientes que este contém são um segredo que Paulo Agostinho não quis revelar. A composição do pastel Bordalo só será conhecida na Feira dos Frutos, em Agosto, altura em que vai ser feita a apresentação formal do novo doce.
O projecto teve início em Março de 2016 e  envolveu no seu início 11 pasteleiros. Até chegar à conjugação final, foi feita muita experimentação. Ao todo estiveram envolvidos no processo 20 pessoas entre empresários do sector e responsáveis da ACCCRO, da Câmara e da EHTO.

 

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM

 

A associação empresarial já começou a receber propostas para a embalagem deste novo bolo e teve contactos de designers de Évora, Aveiro e de Leiria que querem saber mais sobre este concurso.
“Será uma embalagem única que vai levar um pouco de história da própria cidade”, informou o responsável, acrescentando que esta vai conter informação em braille.
Do júri que vai escolher a melhor embalagem, farão parte dois pasteleiros Luís Tavares (Fábrica Paris) e Paulo Santos (Forno do Beco), o presidente da ACCCRO, o presidente da Câmara e o empresário José Elói (Maratona). A proposta vencedora será distinguida com o prémio de 750 euros.
A associação empresarial deverá organizar uma exposição com as várias propostas de embalagem que concorreram. “No futuro pensamos ainda em ter uma embalagem em cerâmica para os pastéis”, disse o responsável.
A ACCCRO tem ainda em mãos outros projectos. Um deles designa-se Prato Principal e está relacionado com  a necessidade  de a gastronomia local “ter um prato local e uma sobremesa que nos possa identificar”. Segundo o presidente, a associação está a trabalhar com 15 empresas, chefs e gestores para identificar produtos e pratos que possam ser identificativos e que são produzidos no concelho caldense. A iguarias só serão divulgadas no próximo ano.

Noticias das Caldas
| D.R.