O Agrupamento de Escolas Raul Proença homenageou no passado dia 28 de Setembro os alunos que se distinguiram, não só pelos resultados escolares, mas também pelos seus valores e atitudes enquanto membros de uma sociedade. O polivalente da escola sede foi o palco do evento e lotou num momento que também serviu para revisitar a escola, colegas e professores.
Foram entregues prémios de Mérito Escolar a oito alunos. No 2º ciclo, da escola EBI de Santo Onofre, Madalena Martins e Noa Pereira foram as melhores alunas. No 3º ciclo as melhores alunas foram Raquel Coelho e Maria Lopes. No curso profissional, Daniel Várzea foi o aluno que mereceu a distinção.
No ensino secundário, por haver maior número de turmas e alunos, foram entregues prémios aos três primeiros. Camila Costa foi a melhor aluna, seguida de Maria Francisca Góis e José Pedro.
João Silva, presidente do agrupamento, explicou que para apurar os melhores alunos do secundário é considerado todo o percurso desde o 10º ano e não apenas as notas do 12º.
Mas a escola não vive apenas dos alunos com melhores notas e este ano foram também reconhecidos cinco alunos que se notabilizaram de alguma forma ao serviço da sociedade, levando assim também o nome da escola. Estes prémios foram propostos em conselho de turma e conselho pedagógico. Maria Silva Carvalho (7º ano) foi a primeira a subir ao palco para esta distinção, ela que se sagrou campeã nacional de natação no Desporto Escolar. Carolina Santos (7º ano) mereceu homenagem pelo seu desempenho nos concursos de empreendedorismo da AIRO e da OesteCIM. O seu projecto “A Praça” venceu as duas iniciativas. Lara Duarte (8º ano), foi distinguida pela sua prestação no concurso Toma Lá Talento, na dança, o qual venceu. Camila Costa (12º ano) por se ter sagrado campeã nacional de surf de sub18 e por ter ficado em 4º lugar no Europeu. Luís Maia (12º ano) entrou para o Quadro de Valor por ter ajudado ao longo de todo o ano, de forma voluntária e graciosa, uma colega com dificuldades na disciplina de Matemática.
Houve ainda lugar a distinções para um conjunto de 28 alunos que integraram o projecto de voluntariado “Conto Contigo/Apoios em Sala de Aula”, direccionado a alunos do 1º ciclo. Neste projecto, os alunos da Raul Proença ajudaram crianças com dificuldades na leitura, nas escolas do Bairro dos Arneiros, do Bairro da Ponte e da EB de Santo Onofre. Este programa foi considerado um exemplo de cidadania.
Durante a noite foram distribuídos os diplomas aos alunos que terminaram a sua formação na Escola Secundária Raul Proença no ano lectivo anterior, tanto na turma de ensino profissional, como nas do secundário.
O director do agrupamento realçou que 80% dos alunos da escola que concluíram o secundário entraram no ensino superior na sua primeira ou segunda escolha e que 93% foram colocados logo na primeira fase. “Isto significa que a escola lhes dá as ferramentas necessárias para os alunos seguirem o seu percurso”, observou.
A cerimónia contou com animação da Academia de Música de Óbidos e de dois solistas do Conservatório das Caldas, alunos da Raul Proença.