Água em destaque no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

0
336
notícias das Caldas
O aqueduto de Óbidos nos anos 20 do século passado (foto do Arquivo Municipal de Óbidos)

Uma visita guiada ao troço final do aqueduto da Usseira e aos chafarizes da vila, amanhã de manhã, é a proposta de Óbidos para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
A acção, com início pelas 9h45 junto ao Posto de Turismo, será conduzida por responsáveis dos serviços municipais de Arquivo Histórico e de Arqueologia. Além da visita guiada ao património edificado ligado ao abastecimento de água à vila, será prestada informação sobre o património arqueológico relacionado com a drenagem de águas pluviais e residuais.

A acompanhar esta iniciativa, organizada pela autarquia em parceria com a Associação de Defesa do Património do Concelho de Óbidos, será distribuída uma publicação alusiva à temática.
Em Peniche a efeméride será assinalada nos dias 17 e 18 de Abril, tendo em conta a importância da água para este concelho costeiro.
Ao longo de milénios, a relação de Peniche com o mar e a água tem sido primordial para o sentido de identidade dos seus habitantes, para a sua economia e para a sua cultura. Exemplos dessa ligação são as profissões ligadas à pesca e conservação do pescado, dos operadores turísticos, biólogos marinhos e também no desporto, no património edificado, e mais recentemente no slogan onde Peniche se afirma como a “Capital da Onda”.
No âmbito desta iniciativa será lançado o concurso de fotografia intitulado “Água: Cultura e Património”, que terminará a 29 de Abril, às 17h00. Os melhores trabalhos serão apresentados numa exposição fotográfica patente ao público entre 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus) e 26 de Junho, no Museu Municipal de Peniche. As normas de participação poderão ser acompanhadas em www.cm-peniche.pt.
No dia 17 de Abril, pelas 15h00, será inicio um passeio de bicicleta com visita guiada a locais de interesse patrimonial da península de Peniche. O ponto de encontro será a Fortaleza de Peniche.
No dia seguinte, entre as 9h00 e as 12h30, será feita uma visita aos trabalhos de estudo e inventariação do espólio arqueológico dos Fornos Romanos do Morraçal da Ajuda, em desenvolvimento no Museu Municipal. À tarde, pelas 15h00, terá lugar, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, uma conferência intitulada “Peniche – ÁGUA: Cultura e Património”.
As actividades, todas gratuitas, são organizadas pela autarquia, com a colaboração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (ESTM-IPL) e da Associação Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche.
Os interessados em obter mais informações, e efectuar as inscrições, poderão contactar os serviços do Museu Municipal através do e-mail [email protected] ou do tel. 262780116.