Mostra de Doces e Licores está de volta ao Mosteiro de Alcobaça

0
297

Após dois anos em que se desenrolou em formato itinerante, motivado pela pandemia, a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventual regressa este ano ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A 22ª edição do evento que, por tradição, mais visitantes atrai à cidade, está agendada entre os dias 17 e 20 de novembro.
A Câmara de Alcobaça está já a trabalhar no programa e, na semana passada, a vice-presidente, Inês Silva, liderou uma comitiva numa visita a uma comunidade de 10 monjas trapistas cistercienses (oriundas de itália) que residem na hospedaria da futura Igreja Abacial do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro.
Esta comunidade está a construir um novo mosteiro naquele local cuja primeira pedra já foi lançada e foi convidada a participar na edição deste ano da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. “Convite esse que foi aceite o que nos levou a sentir uma enorme alegria”, salientou a vereadora.
A Mostra de Alcobaça realizou-se pela primeira vez em 1999, numa tenda montada para o efeito, mas em 2006, ainda no consulado de José Gonçalves Sapinho, passou para o interior do Mosteiro, onde ganhou ainda maior expressão. ■