Alfeizerão comemorou o dia do doente

0
441

A Paróquia de S. João Batista de Alfeizerão levou a efeito no dia 15 de Abril a Festa do Idoso e do Doente, que decorreu no Centro Pastoral Paroquial. Participaram neste convívio utentes do Solar de Alfeizerão-Acolhimento de Idosos, Lar D. Florinda (Sapeiros), Centro Pastoral José Nazário (Casal Pardo) e Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, que se fizeram acompanhar pelos respectivos técnicos responsáveis e familiares.
Este acto foi assinalado com a celebração de uma eucaristia, às 15h00, pelo padre Joaquim Gonçalves, seguida do sacramento da unção aos doentes e a outras pessoas que o quiseram receber.

Directora da Segurança Social de Leiria visitou Misericórdia

Após as cerimónias religiosas teve início uma tarde de variedades. Um grupo de idosos que frequentam o Centro Pastoral José Nazário fez uma representação de uma peça bastante conhecida do filme “Aldeia da roupa branca”. Foi um momento bem conseguido que fez rir toda a assistência.
O Conjunto “K2-Music” assegurou a animação musical até à hora do lanche partilhado, só possível devido a alguns benfeitores que graciosamente encheram a grande mesa de vários alimentos, bolos e bebidas, que foram bem aproveitados pelas várias dezenas de pessoas que encheram o salão do Centro Pastoral.
Foi uma tarde especial em que idosos, mesmo com algumas dificuldades de locomoção, entraram na dança com gente mais nova, o que quebrou a rotina deste grupo de idosos com idades compreendidas entre os 80 e os 92 anos.
A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão recebeu no dia 19 de Março a visita da nova directora da Segurança Social de Leiria, Maria do Céu Mendes, que se deslocou a esta vila para se inteirar do andamento das obras de construção do novo Lar Residencial para Idosos, um equipamento que deverá estar concluído no final do mês de Agosto.
Integrava também a comitiva o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio e o vereador do pelouro das obras públicas, Hermínio Rodrigues.
Os visitantes foram recebidos e acompanhados pelo provedor, José Luís Monteiro de Castro, assim como pela directora técnica da instituição, Helena Neto e vários representantes da Santa Casa.
Durante a visita tomaram conhecimento detalhado dos espaços futuros que vão servir as valências de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, já em funcionamento nas antigas instalações, mas que irão proporcionar dimensões mais generosas, melhor logística funcional e maior conforto para os utentes a partir de Setembro.
A nova valência de Lar Residencial permite satisfazer uma grande necessidade da população idosa da freguesia de Alfeizerão e completar assim as respostas sociais neste domínio.
Os visitantes gostaram do que viram, manifestaram a sua satisfação pela construção deste equipamento social e elogiaram o mérito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Misericórdia.

T. Antunes