Alfeizerão – Noite Cultural encheu Salão de Festas no Centro Paroquial

0
496
- publicidade -

A noite cultural realizada no salão do novo Centro Paroquial de Alfeizerão abriu com uma breve intervenção do padre Joaquim Gonçalves, presidente desta instituição, a fim de anunciar o programa deste evento.
Foi uma noite muito animada e o salão transbordou de público, grande parte para assistir à participação das crianças que frequentam o Centro.

A festa teve o seu início com crianças do pré-escolar a representarem uma peça de teatro relativa ao tema “Baile dos anos 70”. Foram momentos bastante divertidos e que recordaram a data em que foi construído o primeiro Centro Social Paroquial, o que aconteceu há 40 anos.
Foi uma obra do padre Borges que aqui esteve durante doze anos e que deixou por isso o seu nome bem vincado a Alfeizerão.
Seguiu-se a conferência sobre o tema “Da crise à Solidariedade” que teve como orador Juan Ambrósio, professor da Universidade Católica Portuguesa. “Vou ser breve, pretendo apenas partilhar convosco duas ou três ideias e reflectir acerca das mesmas” disse. “Todos nós somos capazes de entender que o momento que vivemos não é o melhor e por isso olhamos o futuro com alguma preocupação. A crise está instalada e nós não somos capazes de garantir o que irá acontecer à próxima geração. É nestas alturas de dificuldades que nos devemos unir e ser solidários. Devemos empenharmos para que o futuro das nossas crianças e dos nossos filhos seja feliz. Este será o grande desafio”.
E adiantou: “Outro ponto importante é a humanização. Só aprendemos esses gestos e esses valores com alguém que nos ensine desde pequenos. Os nossos filhos são o melhor das nossas vidas, mas eles amanhã serão outras pessoas, como é óbvio. Porém, não chega preocuparmo-nos só com a felicidade dos nossos, quando continua a existir um número imenso de pessoas que são consideradas “excedentes”. Para que tal não aconteça, os que vivem bem devem partilhar com aqueles que vivem maiores dificuldades, pois o que vem aí não é fácil, pelo que é tempo de pensarmos de outro modo ou seja, num mundo em que todos tenham o seu lugar na sociedade”.
O professor Juan Ambrósio terminou  a sua conferência com esta frase: “O futuro que deixarmos às nossas crianças depende das crianças que deixarmos a esse futuro”.
Seguiu-se a partilha do bolo comemorativo do 40º aniversário do C.S.P. Foi chamado o padre Borges (presidente durante 25 anos) para acender as velas, que depois as crianças apagaram.
Ainda houve tempo para apreciar a exposição de fotografias relativas à inauguração do Centro em Julho de 1972 e outras mais recentes. Por fim actuou a Orquestra Juvenil da Freguesia do Bárrio (Alcobaça).

- publicidade -

T. A.

- publicidade -