Alteração da Reserva Ecológica Nacional viabiliza golfe em São Martinho

0
474
- publicidade -

Estão reunidas todas as condições para que a construção de um campo de golfe em são Martinho do Porto possa finalmente avançar. Na passada segunda-feira, 15 de Outubro, foi publicada em Diário da República a portaria que delimita parcialmente a Reserva Ecológica Nacional (REN), abrindo ao empreendimento.
Com um investimento privado de 2,5 milhões de euros, o campo de golfe de 18 buracos está projectado para a zona da Quinta de São Martinho e já foi considerado “uma obra muito boa e importante” pelo presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, Joaquim Clérigo.
Uma opinião partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, que manifesta o desejo de “ver o investimento avançar o mais depressa possível”, não obstante os tempos de contenção que se vivem.
A portaria assinada pelo secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, dá seguimento à decisão tomada em Conselho de Ministros no passado mês de Julho e enquadra a delimitação parcial de REN na elaboração do Plano de Pormenor do Núcleo de Desenvolvimento Turístico de São Martinho do Porto.
A aprovação desta alteração obrigou a vários anos de negociações com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e só chegou a bom porto porque foi reconhecido o “interesse para a região” deste empreendimento. Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, salienta que “a Câmara fez tudo o que podia, estando agora a bola do lado dos investidores”.
Quanto à possibilidade da crise inviabilizar o projecto, o autarca diz saber que “havia alguma expectativa por parte dos promotores de ver esta portaria publicada”, após uma prolongada demora.
Paulo Inácio diz ainda que, em simultâneo com o Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (cujo investimento ascende a 18 milhões de euros e que deverá abrir nas próximas semanas) esta é “uma grande oportunidade para toda a região”.

Joana Fialho

jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -