Alunos da Bordalo Pinheiro apelaram à tolerância e disseram não à violência

0
700
Natal Bordalo Pinheiro
A peça de teatro sobre a abelha Billy abriu a noite da festa de Natal da Escola Bordalo Pinheiro no CCC
- publicidade -

O grande auditório do CCC não foi suficiente para acomodar todos os familiares dos alunos que quiseram assistir à festa de Natal da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que decorreu no passado dia 14 de Dezembro. Foi uma noite de espectáculos variados, com os alunos, professores e auxiliares como protagonistas.

Música, muita dança, teatro, comédia. Houve um pouco de tudo. A noite arrancou com uma peça teatral adaptada pelos próprios alunos e professores da escola. É a história da abelha Billy, rejeitada pelo seu enxame por não saber zumbir. Triste e só, é encontrada por um grupo de borboletas que a convencem a voltar à colmeia. As próprias borboletas explicam às restantes abelhas que, apesar de não saber zumbir, Billy é uma abelha capaz de desempenhar as suas funções como qualquer outra e que deve ser aceite, o que acaba por acontecer.
A história foi o mote para uma noite em que a tolerância em relação à diferença e os apelos de não à violência se repetiram diversas vezes, demonstração de que este é um tema cada vez mais presente entre os jovens.
Cerca de 500 alunos, de 21 turmas, participaram activamente no espectáculo que contou ainda com o envolvimento dos clubes ARPA (artes e espectáculo) e Ler+Jovem, da biblioteca da escola.
Um grupo de professores também realizou um teatro bastante divertido que foi uma reflexão sobre a própria escola. Um vendedor apresentou a e-Bimby a duas professoras exacerbadas pelos testes e por turmas numerosas, e com horários difíceis de gerir. A máquina milagrosa resolve todos esses problemas e os professores pediram-na em êxtase à direcção da escola.
Além das actuações natalícias, a noite contou ainda com um concurso de canto, que faz parte da prova de aptidão profissional de alunos do curso de audiovisuais. Esta foi a final do concurso, que teve duas primeiras fases de selecção anteriores, com actuações gravadas e ao vivo. À noite da festa de Natal chegaram quatro concorrentes e a vencedora foi Carina Martins, aluna do primeiro ano do curso de mecatrónica automóvel.

- publicidade -