Alunos das Caldas e de Óbidos vencem Parlamento dos Jovens em Leiria

0
1627
Noticias das Caldas
Os jovens “deputados” caldenses Gabriel Frade, Andreia Galvão e José Capinha, da Escola Rafael Bordalo Pinheiro | D.R.

Os “deputados” caldenses Andreia Galvão (10º ano), José Capinha e Gabriel Frade (ambos 11º ano), da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, viram as suas propostas sair vencedoras na sessão distrital do Parlamento dos Jovens – Secundário, que se realizou a 21 de Fevereiro. Fruto da sua boa preparação e capacidade de argumentação, estes estudantes foram ainda eleitos para representar o distrito de Leiria na terceira fase deste concurso, na Assembleia da República, a 8 e 9 de Maio.

A Lisboa irá também um aluno da escola, que será “repórter” do Parlamento Jovem e poderá concorrer ao concurso de melhor reportagem.
O tema deste ano são os 40 anos da Constituição da República Portuguesa e o poder autárquico. O projecto de recomendação apresentado pelos alunos caldenses resultou de uma eleição feita anteriormente na escola entre cinco listas, envolvendo 50 estudantes. Em Leiria, as medidas apresentadas tinham a ver com a promoção de uma política de incentivo à cooperação intermunicipal (dando mais poderes à Associação Nacional de Municípios) com vista ao desenvolvimento equitativo e conjunto dos vários municípios e freguesias. Defenderam também uma maior divulgação das verbas existentes para o Orçamento Participativo e a atribuição de maior importância e competências aos órgãos do poder local.
A fim de prepararem melhor a fundamentação da medida apresentada ao nível do Orçamento Participativo, os alunos efectuaram um inquérito pela cidade para verificar se as pessoas sabiam em que é que este consistia.
A escola teve também a ajuda, na primeira fase, dos presidentes da Câmara e da União de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, respectivamente, Tinta Ferreira e Vítor Marques, que falaram sobre as competências do poder autárquico e as dificuldades que enfrentam.

Mais de 80 alunos do ensino básico

Também os alunos das escolas de Óbidos, Margarida Brettes (7º ano), Juliana Ferreira (8º ano) e João Araújo (9º ano), venceram a sessão distrital do Parlamento dos Jovens no escalão do ensino básico, que se realizou no passado dia 20 de Fevereiro. A sessão realizou-se no Teatro Miguel Franco e contou com a participação de 27 estabelecimentos de ensino, envolvendo 84 alunos. As três medidas apresentadas relacionavam-se com a imunidade dos deputados, diminuição da abstenção nos actos eleitorais e questões ambientais.
A delegação de Óbidos foi composta por sete alunos e duas professoras.
Das Caldas participou a Escola Secundária Raul Poença.
No mesmo dia, à tarde, os alunos das várias escolas participantes reuniram-se para pensar o tema do próximo ano, apresentar aditamentos ao projecto vencedor e eleger os deputados representantes para a sessão nacional, que irá decorrer em Lisboa, na Assembleia da República, em Maio. Nessa altura foram também votados os “deputados” que irão participar e defender as ideias vencedoras em Leiria. Não foi eleito nenhum dos jovens de Óbidos.
O Parlamento dos Jovens direccionado aos alunos dos segundo e terceiro ciclos tem este ano tem por tema “Os jovens e a Constituição – tens uma palavra a dizer”, e é promovido pela Assembleia da República.

Noticias das Caldas
Os alunos das escolas de Óbidos, Margarida Brettes, João Araújo e Juliana Ferreira | D.R.