Amanhã começa a Semana Santa em Óbidos

0
426
As ruas da vila são repletas com um tapete de flores para receber a procissão do Senhor Jesus dos Passos (Foto de arquivo)

A Semana Santa de Óbidos, que anualmente atrai milhares de fiéis e visitantes à vila, decorre de 1 a 8 de Abril, com a realização de várias celebrações religiosas e actividades de índole cultural.
Amanhã à tarde, pelas 16h00, terá lugar uma palestra sobre o “Significado e Simbologia da Paramentaria”, pelo padre Ricardo Jacinto, no Museu Paroquial, seguindo-se a inauguração da exposição  “A simbologia da cor litúrgica”, no mesmo espaço, à entrada da vila.
À noite, pelas 21h30, terá lugar a procissão da Mudança das Imagens, em que as imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores são transportadas para um novo local. A saída far-se-á da Igreja da Misericórdia
O momento alto das celebrações é o Domingo de Ramos, no dia 1 de Abril, onde se comemora a entrada do Senhor em Jerusalém. A bênção e procissão dos Ramos terá lugar no domingo, pelas 15h00, no Museu Paroquial de S. João. Após a missa, na igreja de Santa Maria, realiza-se a procissão do Senhor Jesus dos Passos pelas ruas da vila, neste dia decoradas com um tapete aromático e florido. A abrir o cortejo vai a figura do “gafaú”, que tem a cabeça coberta com um pano e transporta nas mãos um “serpentão” que anuncia à multidão a aproximação do condenado.
Nesta cerimónia religiosa encontram-se, pela primeira vez, as imagens de Maria e de seu filho, em frente à Igreja de Santiago.
No dia 2 de Abril, pelas 21h00, terá lugar no auditório da Casa da Música, uma conferência subordinada ao tema “A fé cristã e seu sentido num mundo em transformação”, por Borges de Pinho, da Universidade Católica Portuguesa.
No dia seguinte, terça-feira, pelas 21h00, terá lugar o concerto “Quarteto de Páscoa Barroca, Clássica e Romântica”, na Igreja de Santa Maria.
Na tarde de 4 de Abril, a partir das 14h00, será feita uma visita ao atelier municipal de restauro, que decorre no Museu Paroquial. Segue-se a inauguração da exposição “Tentação”, de Cátia Ezequiel, na Galeria da Casa do Pelourinho.
À noite, pelas 21h00, a Igreja  de Santa Maria volta a receber um recital, denominado “Sonatas do Rosário”.
No dia 5 de Abril, pelas 15h00, terá lugar uma visita guiada “Um olhar sobre a Arte Sacra de Óbidos”, com início no Posto de Turismo.
Entre as 15h00 e as 17h00 haverá música na Igreja, com “ prelúdios corais para órgão da Paixão  do Senhor”.
Pelas 21h00 terá lugar na Igreja de S. Pedro a missa vespertina da Ceia do Senhor, que celebra a instituição da eucaristia e tem como particularidade o lava pés.Na Sexta-feira Santa, dia 6 de Abril, realiza-se na Igreja de S. Pedro a Celebração da Paixão do Senhor, a partir das 15h00, e duas horas e meia depois uma via sacra que percorrerá as ruas da vila.
No mesmo dia, por volta das 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, sem outra iluminação que não sejam os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo, constitui outro momento de grande emoção.
No dia 7 de Abril, pelas 22h00, terá lugar a vigília pascal na Igreja de S. Pedro.
As cerimónias pascais em Óbidos terminam no Domingo de Páscoa, dia 8 de Abril, por volta das 17h00, na Igreja de São Pedro, onde será celebrada a Missa da Ressurreição.

Fátima Ferreira
[email protected]