Ambulância SIV chega segunda-feira a Alcobaça

0
518

Alcobaça vai passar a ser servido a partir desta segunda-feira, 15 de março, com uma nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A abertura deste novo meio de emergência médica visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita nesta região do país.

Sedeada no Serviço de Urgência do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, a nova Ambulância SIV vai funcionar segundo o modelo de gestão integrada, que prevê a partilha de recursos humanos entre o INEM e o Serviço de Urgência. Na prática, os enfermeiros que constituem a tripulação das Ambulâncias SIV desempenham também funções no Serviço de Urgência Básico do hospital, obtendo-se desta forma ganhos de eficiência e melhorando-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais.

Estas ambulâncias são tripuladas por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar e têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida, nomeadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV).

Esta viatura está ainda equipada com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, que permitem intervenções diferenciadas através da aplicação de protocolos médicos de atuação. O equipamento SIV permite ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, permitindo assim que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar a vítima para a unidade hospitalar mais adequada.

Esta será a 42ª viatura deste tipo a operar em Portugal continental.