A delegação distrital de Leiria da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) ofereceu 37 termómetros infravermelhos e um purificador de ar (equipamento médico-hospitalar) ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO). Esta dádiva resultou da conta solidária aberta pela entidade, que contou com a participação dos próprios autarcas, privados e entidades e que angariou seis mil euros. Este montante foi repartido entre o CHO e o Centro Hospitalar de Leiria, depois de lhes solicitar as necessidades de cada um.
No CHO, a entrega formal foi feita à administração por José Cardoso, vice-coordenador, Rui Jacinto, presidente da mesa da Assembleia da delegação distrital de Leiria, e Vítor Marques, vogal do conselho diretivo nacional da ANAFRE. A administradora, Elsa Baião, agradeceu a oferta do equipamento e destacou que se trata de material médico essencial, tendo em conta que os termómetros infravermelhos estiveram esgotados e são muito importantes pois permitirão medir a temperatura dos utentes e profissionais à entrada no hospital. Também o purificador de ar é “fundamental para o espaço onde há doentes suspeitos de Covid-19”, referiu a responsável.
Ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL) foi doado equipamento médico-cirúrgico para os serviços de gastrenterologia e de pneumologia no Hospital de Santo André. A oferta inclui duas mesas mayo hidráulicas, um suporte para fixar um monitor multiparâmetros a um ventilador e uma marquesa tripartida elétrica.
Na passada segunda-feira, o executivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório entregou 400 viseiras de conceito hospitalar ao CHO para serem utilizadas pelos profissionais de saúde, auxiliares e administrativos.