Antiga feira do gado da Benedita dá lugar a circuito da Parte Manetes

0
700
O projeto do novo espaço irá nascer junto ao IC2 para os amantes das duas rodas numa vila onde há grande tradição de motociclismo, ciclismo e BTT

Construção de três pistas deve estar concluída em julho. Associação Parte Manetes assume gestão

A construção de um circuito para motos e bicicletas no terreno da antiga feira, junto ao IC2, na Benedita, deverá estar concluída já em julho deste ano, revelou à Gazeta o presidente da direção da Associação Parte Manetes. É aquela entidade que, em parceria com a Junta de Freguesia da Benedita, a Arrepiado Team e Fernando Aires, se assume como a promotora desta iniciativa.
A necessidade de construção deste circuito surge devido ao facto de a pista que os amantes das motos utilizavam na Benedita há mais de três anos, na Quinta da Serra, estar incluída na zona da nova Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), uma obra há muitos anos prometida e aguardada, mas cuja empreitada apenas recentemente arrancou.
Após a associação solicitar à Junta um novo espaço, a autarquia decidiu ceder um terreno, na antiga feira, que estava desocupado.
“A pista que existia era completamente diferente daquilo que estamos a fazer”, explicou Rodrigo Vicente, fazendo notar que a anterior era mais dedicada ao enduro.
“Temos na Benedita alguns atletas federados que iam para lá treinar, mas também muitos aficionados das motas que gostavam de ir andar para aquele local”, acrescentou o dirigente, que valoriza os impactos que o projeto pode representar na vila, até porque é destinado a praticantes de várias idades.
O novo circuito contempla a construção de três diferentes pistas: uma para os amantes das motas todo-o-terreno, vocacionada para modalidades de super-enduro e hard-enduro, uma segunda pista para motos, mas mais dedicada às crianças e jovens pilotos da região (esta já está, entretanto, concluída) e ainda uma pista pumptrack, que será destinada aos amantes de bicicletas.
O objetivo desta associação é, segundo o presidente, que “tanto quem pratica só por hóbi, como quem queira um treino mais de competição encontre aqui um local para o fazer”. Por outro lado, a Parte Manetes gostaria de vir a receber “eventos deste tipo de modalidades, nomeadamente provas nacionais e internacionais”, pelo que este projeto encaixa nessa intenção.

Construção comunitária
Apesar de o projeto ainda não estar concluído, a verdade é que a iniciativa tem conseguido unir as pessoas. Além da cedência do terreno, a Junta de Freguesia da Benedita tem apoiado a construção com maquinaria, mão-de-obra

Serão criadas três pistas: uma para o super-enduro e hard-enduro, outra para jovens pilotos e ainda uma pumptrack para bicicletas

Associação Parte Manetes irá ficar responsável pelo espaço, que terá utilização gratuita

e combustível e várias empresas da região têm-se associado também à construção, oferecendo, por exemplo, materiais ou patrocínios.
“Os membros da associação têm estado a ajudar na construção e tem aparecido gente da terra interessada em ajudar-nos nas obras”, contou Rodrigo Vicente.
Tanto assim é, que o projeto tem vindo a sofrer evolução à medida que as obras avançam no terreno. “Inicialmente não estava previsto um parque verde, mas entretanto ofereceram-nos umas árvores e alterámos o projeto para incluir essa ideia”, explicou o dirigente.
A manutenção e conservação do espaço ficarão a cargo da associação dos amantes das duas rodas.
Nesse sentido, outra empresa cedeu-lhes um bar móvel, que irá ser colocado no recinto, por forma a permitir angariar algumas receitas que possam ajudar a cobrir os custos de manutenção.
Outra vertente de financiamento será o aluguer da pista a atletas federados. “A utilização será gratuita, mas a pista poderá ser alugada”, esclareceu o presidente da direção da associação.
Sem estes apoios, a construção de uma estrutura deste tipo representaria um investimento superior a 40 mil euros.
Com a construção deste circuito de três pistas fica assegurada a prática destes desportos, de forma segura e num local próprio para o efeito, permitindo assim que os amantes das duas rodas (seja de bicicleta ou de mota e sejam eles profissionais ou amadores) não se vejam obrigados a deslocar-se para muito longe para fazerem aquilo que gostam.

Os Parte Manetes
A Associação Parte Manetes foi fundada há cerca de 10 anos, mas tem as suas raízes em tempos bastante mais antigos, nomeadamente, no Motorclube da Azambujeira. “Foram os pais de alguns dos atuais membros que fundaram o Motorclube e alguns ainda fazem parte da associação”, fez notar Rodrigo Vicente.
O grupo tem vindo a crescer “das 10 motas para perto de 100” e costuma organizar passeios solidários, afim de ajudar os Bombeiros da Benedita. “Já tivemos passeios com 500 motos”, recordou o presidente da associação.