Apanhados em flagrante a roubar em São Martinho

0
599

Dois jovens, com 19 e 25 anos, foram apanhados em flagrante delito, pela GNR, quando estavam a assaltar uma outra pessoa em plena via pública, em São Martinho do Porto, a 17 de Agosto.
Ainda nesse dia um jovem de 18 anos, foi detido pela GNR, na Atouguia da Baleia, por posse e utilização de gás pimenta. Em Ferrel houve um roubo com recurso a uma arma branca. Nos Casais do Baleal foi assaltada uma casa e junto à praia da Foz do Arelho assaltaram um veículo. Nos Casais da Areia (Óbidos) houve um furto ao interior de uma viatura.
No dia 12 duas viaturas (uma em São Martinho e outra em Cós) e uma casa, no Guisado, foram assaltadas. A GNR das Caldas recebeu ainda uma queixa pelo furto ao interior de um barracão nos Vidais.
No dia seguinte foi assaltado um estabelecimento comercial na Benedita e um carro e uma casa em Óbidos.
No Vimeiro, no dia 14, assaltaram um estabelecimento comercial. No mesmo dia foi detido um imigrante por permanência ilegal no território nacional. Em Ferrel foi assaltada uma viatura.
A 15 de Agosto foram roubados em Alvorninha anéis e um fio de ouro. Duas viaturas foram assaltadas em Ferrel e na praia Supertubos. Também no concelho de Peniche, no Baleal e em Geraldes, assaltaram duas casas. No dia seguinte mais três viaturas foram assaltadas, em Aljubarrota, Atouguia da Baleia e Baleal. Em Óbidos furtaram uma bicicleta e na Benedita um telemóvel.
Em Turquel, no dia 18, uma mulher de 51 anos foi vítima de um roubo por esticão. No mesmo dia, e na mesma localidade, houve um furto ao interior de um veículo. Na Benedita assaltaram um estabelecimento comercial.

Condução com excesso de álcool e sem carta

Dois condutores foram detidos, a 14 de Agosto, por conduzirem sob o efeito de álcool, nos Vidais e nas Caldas, com 1,38 e 2,99 gr/l. Na Nazaré a PSP deteve um homem de 48 anos que conduzia sem ter carta.
Numa operação de fiscalização rodoviária no feriado de 15 de Agosto a GNR das Caldas realizou 123 testes de álcool, dos quais 19 revelaram-se positivos. Seis condutores, com idades entre os 21 e os 40 anos, foram detidos por terem uma taxa acima dos 1,2 gr/l, com valores de 1,31 a 1,61 gr/l. Um desses condutores, de 25 anos, para além do excesso de álcool (1,61 gr/l), não tinha carta de condução.
Um condutor de 34 anos que se recusou a efectuar o teste de alcoolemia, numa operação da PSP de Peniche durante a madrugada de 15 de Agosto, acabaria por ser detido desobediência qualificada.
Nos dias 17 e 18 a GNR deteve dois indivíduos por condução sob o efeito do álcool, com 1,38 e 1,44 gr/l.
De 12 a 18 de Agosto a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 29 acidentes, dos quais resultaram seis feridos ligeiros.

Pequenos incêndios urbanos

O concelho das Caldas não tem registado incêndios florestais, mas os bombeiros já foram chamados duas vezes na passada semana para combater pequenos incêndios urbanos. No domingo, dia 18, um incêndio causado por uma fritadeira, na zona dos restaurantes, acabaria por ser extinto pelos próprios funcionários. Quando chegaram ao local, os bombeiros tiveram apenas que fazer o rescaldo do incêndio e acabaram por transportar, para o Hospital das Caldas, por precaução, os  dois funcionários do estabelecimento, que tinham inalado fumos e pó químico dos extintores que utilizaram. “Foi maior o aparato, devido ao local onde aconteceu o incêndio, do que os danos”, comentou José António Silva, comandante dos bombeiros das Caldas.
Cerca das 17h00 de segunda-feira, 19 de Agosto, os bombeiros foram chamados por moradores da rua da Rosa, onde uma frigideira a arder causou também um pequeno incêndio que foi rapidamente controlado. “O senhor tinha deixado a frigideira ao lume e adormeceu”, contou José António Silva. No mesmo dia os bombeiros das Caldas estiveram a prestar socorro numa colisão entre dois veículos ligeiros, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho. Do acidente resultaram três feridos ligeiros. A viatura de desencarceramento foi ao local, mas não foi necessária.
A corporação das Caldas da Rainha esteve de 16 a 20 de Agosto, uma viatura de combate a incêndios florestais em Figueiró dos Vinhos.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt