Apoio para creches com horários alargados

0
502
Os responsáveis foram unânimes no reconhecimento do trabalho das IPSS

Acordos com 13 instituições da região formalizados nas Caldas, em cerimónia descentralizada da Segurança Social

O Instituto da Segurança Social comparticipa com 571 euros mensais o alargamento do período de funcionamento das creches, das 7 até além das 11 horas de funcionamento. Os protocolos com as instituições de solidariedade social foram firmados no passado dia 2 de dezembro, no salão nobre da Câmara das Caldas da Rainha, numa cerimónia descentralizada.
Foram celebrados 13 acordos com instituições das Caldas, Óbidos, Bombarral e Peniche, num total de 65 candidaturas aprovadas em todo o distrito de Leiria. “Assinamos muitos acordos desta natureza no centro distrital de Leiria, são a comparticipação do Estado a respostas muito importantes que cada uma das vossas instituições dão às populações”, explicou o diretor regional do Instituto da Segurança Social, João Paulo Pedrosa. O responsável destacou a resposta social diversificada que é dada pelas instituições de solidariedade social, dando como exemplo os protocolos para apoio aos mais carenciados que as Misericóridas das Caldas e de Óbidos assinaram com aquele organismo público na semana anterior. Tendo em conta a quantidade de candidaturas que neste momento estão abertas, o centro distrital criou um grupo de trabalho para ajudar à sua elaboração, de modo a que estas “possam ser o mais bem sucedidas possível”, informou.
Presente na cerimónia, a vereadora da Câmara do Bombarral, Maria de Fátima Coelho, destacou o trabalho desenvolvido por estas instituições, sobretudo no contexto atual. “Agrada-me bastante verificar que houve, por parte das instituições, este interesse em aumentar o benefício de uma resposta social para as famílias”, concretizou. Tendo em conta que as IPSS são um “braço armado” das autarquias e Governo no desenvolvimento do apoio social junto da comunidade, o vereador na Câmara de Óbidos, José Pereira, pediu um apoio maior para que estas possam desenvolver melhor o seu trabalho. O autarca lembrou ainda que as suas direções trabalham de forma voluntária em prol da comunidade.
Também a vereadora caldense, Conceição Henriques, destacou o trabalho “exemplar” feito pelas IPSS, depois de um périplo que fez pelo concelho para as conhecer melhor. “São instituições exemplares, que prestam um serviço essencial ao bem estar das nossas populações e representam um valor intrínseco de desenvolvimento social”, disse
A Câmara das Caldas está a fazer um esforço no sentido de complementar o apoio da administração central, através da Segurança Social, sobretudo tendo em conta as novas necessidades que existem, resultado da situação pandémica, concluiu o chefe do executivo, Vítor Marques.■

- publicidade -