Apologia da alimentação saudável encerra ciclo de conferências para população sénior

0
208

animaA promoção e implementação de boas práticas no que respeita à saúde alimentar e hábitos de vida saudável é o objectivo do Movimento 2020, dinamizado pela Associação Portuguesa de Dietistas. A necessidade de uma mudança a nível da saúde alimentar e nutricional foi apresentada por Liliana Oliveira, desta associação, na conferência sobre Nutrição e Diabetes, que decorreu a 7 de Novembro, em Óbidos, e encerrou o ciclo de conferências da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros.
As ideias que orientam os desafios 2020 passam pela aposta em acções destinadas a todos os grupos etários, depois de avaliadas as fragilidades ou necessidades alimentares específicas de cada um. É também preciso informar a população para a adopção de hábitos alimentares saudáveis e envolver os vários intervenientes socais nesse objectivo.
Aumentar o consumo de frutas e vegetais, de leguminosas, de pescado e produtos nacionais e reduzir o consumo de açucares, sal e gorduras, são alguns dos 20 desafios alimentares a alcançar até 2020.
A defesa de uma alimentação saudável e ecológica foi também enaltecida por Cláudia Marques e Joana Rodrigues aquando da apresentação dos projectos “Eat like you mean it” e Picknic, ambos a funcionar no Espaço Ó, em Óbidos.
A tarde terminou ao som dos cantares tradicionais, pelo grupo “A Mó d’Antiga”, do Centro de Convívio da Sancheira Grande.
O ciclo de conferências, onde foram abordadas as temáticas das demências e Alzheimer, saúde mental na idade avançada e a nutrição e diabetes, teve por objectivo partilhar informação sobre estas matérias com a comunidade. Em termos de conteúdo os objectivos foram atingidos, mas a organização gostaria de ter chegado a mais pessoas.
“Há muita falta de informação e, nomeadamente, nas situações de alzheimer ainda existe muita vergonha de assumir que os familiares sofrem dessa patologia”, disse a directora técnica da ADSFAN, Ana Catarino, acrescentando que no próximo ano pretendem fazer acções pontuais para melhor “agarrar” as pessoas”.
A responsável destaca ainda que nestes três encontros foram divulgados vários projectos e contaram com a presença representantes de mais de uma dezena de associações.
Estas conferências surgiram da criação do serviço de psicologia na associação, desde finais de Maio, que presta apoio directo especializado aos utentes do lar e consultas à comunidade a preço reduzido.

Projecto Anima precisa de um carro
A ADSFAN precisa de carro usado para colocar à disposição do projecto Anima – Animação ao domicílio. Trata-se de um projecto implantado em 2009 em casa dos utentes de serviço de apoio domiciliário da associação, que tem por objectivo dar ânimo e combater a solidão destes cidadãos, assim como exercitar as suas capacidades físicas e promover o contacto com outros utentes.
Os serviços de animação e psicologia estão actualmente a funcionar em conjunto e, nas suas deslocações utilizam as carrinhas que prestam o apoio domiciliário. Contudo, quando existe uma avaria ou é necessário levar um utente a uma consulta estão condicionadas para desenvolver o seu trabalho.
As técnicas destes serviços fazem um apelo a quem tiver um veículo que não utilize, para que o ofereça à instituição, permitindo-lhes assim ter mais autonomia.
A ADSFAN está situada na Estrada da Fonte Santa, nº 2 em A-dos-Negros e pode ser contactada através do tel. 262958799 ou 910689434.

Fátima Ferreira
[email protected]