ARC quer atrair jovens para a associação

0
170
A comitiva caldense juntamente com a direção da Associação Regional Caldense

A festa de aniversário, onde a comitiva caldense é presença assídua, juntou este ano centenas de emigrantes. Foram entregues quatro bolsas de estudo

 

Mais de 300 pessoas juntaram-se no Portuguese Instructive Social Club de Elizabeth, em New Jersey, a 13 de abril, para festejar o 41º aniversário da Associação Regional Caldense (ARC). De Portugal foi uma comitiva, composta pelo vice-presidente da Câmara das Caldas, Joaquim Beato, o presidente da Junta de Freguesia de Alvorninha, José Henriques, o vogal da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Miguel Monteiro e o empresário António Júlio, a que se juntaram portugueses que residem em várias localidades dos Estados Unidos. “Há pessoas que fazem seis horas de viagem para estar neste evento”, conta João Carlos Costa, delegado em Portugal da ARC e o produtor e apresentador da cerimónia.
Este, que foi um dos aniversários que juntou mais pessoas nos últimos anos, contou também com a presença da cantora caldense Rebeca e as suas bailarinas, que deram um espetáculo. “As pessoas aproveitam o aniversário para conviver e saber de notícias com a comitiva que vai das Caldas”, salienta João Carlos Costa, acrescentando que um dos pontos altos foi a entrega de quatro bolsas de estudo a jovens estudantes, em valores entre os mil e 1.200 dólares.
Os 40 anos da associação foram também uma oportunidade para fazer um balanço do trabalho feito e para perspetivar o futuro. “Há uma aposta muito grande, por parte da direção, em lançar o convite às novas gerações para ingressarem nas fileiras da associação, garantindo a sua continuidade”, referiu o comunicador, acrescentando que, por outro lado, apercebeu-se “que há mais jovens com vontade de fazer coisas”.
A direção da ARC integra a comitiva nos festejos oficiais do Dia da Cidade, que decorreram ontem, e ainda este mês será apresentada a revista “Associação Regional Caldense – 40 anos”, feita pela Gazeta das Caldas e que conta a história da associação, agora em Portugal. Ainda para este ano está prevista a dinamização de outros eventos, nomeadamente uma tertúlia relacionada com o livro A 17ª Freguesia” [da autoria de João Carlos Costa], a imigração e o novo contexto da imigração, assim como a participação no Dia do Emigrante, assinalado na Expoeste, nas Caldas. “Atualmente muitas das pessoas que fizeram parte da ARC regressaram a Portugal e os quatro delegados locais vão ter a responsabilidade de criar algumas atividades para que sintam que, não estando já na América, continuam a fazer parte da ARC”, explicou João Carlos Costa à Gazeta das Caldas. ■

O apresentador da cerimónia, João Carlos Costa e a cantora caldense, Rebeca