Arquitecto Manuel Remédios ganha prémio com edifício do Hospital das Caldas

0
1386

arquitecto Servico-Foto-Pedro-Antunes-006O arquitecto Manuel Remédios, do Centro Hospitalar do Oeste, foi o vencedor da 2ª edição bienal do Prémio Margres de Arquitectura, pelo projecto de arquitectura da obra de remodelação do edifício do antigo quartel da GNR, junto ao Chafariz das Cinco Bicas.
Este prémio foi ganho, ex aequo, com o arquitecto José Rosa Freire, autor do projecto de arquitectura do Campus Neurológico Sénior, em Torres Vedras.
A entrega dos prémios teve lugar a 1 de Julho, em Lisboa, altura em que foram apresentados os projectos vencedores. O prémio, entregue de dois em dois anos, consiste em 7,500 euros e numa viagem a Itália, para proporcionar aos arquitectos uma visita guiada à fábrica de produção de revestimentos da Margres.
O prémio destina-se a galardoar obras públicas ou privadas que evidenciem qualidade arquitectónica, inovação e sentido estético, fazendo uso da gama de produtos da marca.
Para poderem participar neste evento, as obras terão que utilizar uma superfície de revestimento da marca Margres. Em ambos os casos foi o revestimento cerâmico Kerlite que integrou ambos os empreendimentos de saúde projectados pelos arquitectos.
A obra vencedora, para além da remodelação do edifício que agora alberga o Serviço de Psicologia, contempla ainda o projecto de remodelação do Serviço de Internamento Cirúrgico e Cirurgia de Ambulatório. O investimento total foi de 1,5 milhões de euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 85% desse valor.
O revestimento Kerlite, da Margres, foi aplicado em secções como o refeitório e os locais de circulação de médicos, enfermeiros e pacientes no serviço de Cirurgia. “O Kerlite veio permitir a renovação destes espaços, permitindo aos pacientes e aos profissionais de saúde o sossego preciso, sem a necessidade de se fazer obras invasivas em superfícies de chão ou paredes”, refere um comunicado da empresa.
Tal como a Gazeta das Caldas noticiou quando este foi inaugurado, o Campus Neurológico Sénior é um complexo integrado de saúde para pacientes com doenças neurológicas degenerativas, composto por três unidades complementares em dois edifícios (a Clínica Médica e a Unidade Residencial).
Segundo o comunicado da empresa, o revestimento Kerlite teve como objectivo conferir aos diferentes espaços coordenação e valorização estética, num jogo de harmonia com os restantes materiais. Por outro lado, foi tido em conta “as características patológicas de alguns utentes no foro neurológico, os quais sentem desconforto com o impacto visual causado pela existência de elementos de descontinuidade”.