Artesãos das Caldas organizaram mercado que celebrou Santo António. Iniciativa, animada por música e sardinha assada, é para ter continuidade
O Telheiro do Parque recebeu, entre os dias 10 e 12 de junho, o Mercado de Artesanato de Santo António, iniciativa da Associação de Artesãos das Caldas. Estiveram presentes 25 participantes que apresentaram os seus trabalhos em cerâmica, têxteis, madeira, missangas, macramé, rendas de frioleira, casca de ovo, malandrices das Caldas, bijuteria, trabalhos em pirogravura, num sem fim de propostas.
“Recebemos muitos visitantes e constatámos que estão de volta os turistas estrangeiros”, disse Júlia Lopes, a presidente da associação, satisfeita com a adesão do público.
Além das propostas de artesanato, dos seus associados e de oito autores convidados, o espaço foi decorado com a temática dos Santos Populares e foi animado, ao longo dos três dias, por grupos de música, de dança e de folclore da Fanadia e da Gracieira.
Também não faltou o pão quente com chouriço e as sardinhas assadas, tão típicas desta época do ano.
Os três dias do evento foram apenas manchados por um roubo de materiais de alguns artesãos participantes, ocorrido durante uma das noites no local onde os participantes tinham deixados os produtos para vender no dia seguinte. Foi feita queixa à PSP e, ao todo, terão sido furtados perto de 200€, em material e alguns produtos.
“Foi a única mancha que teve o evento”, referiu a presidente da associação, entidade que irá ressarcir os associados do que perderam com este ato de vandalismo.
A associação de artesãos vai estar presente em breve na FIA e, a 10 de julho, fará novo mercado no Largo do Termal. A entidade vai estar também presente no Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde.
“Durante o mês de agosto vamos estar na Casa dos Barcos”, disse a dirigente, que tinha as suas peças de cerâmica também à venda numa das bancas do Mercado de Santo António.
A Associação de Artesãos, que este ano está a celebrar o 40º aniversário, vai estar também no salão de artesanato da Feira anual de Vila Franca de Xira, marcada para o próximo mês de setembro.
“Em outubro regressaremos ao Parque para um novo mercado”, referiu Júlia Lopes. A loja desta entidade, na Rua da Liberdade, vai de vento em popa e dada a grande procura decidiram passar a abrir também aos domingos. ■