As escadas rolantes têm 125 anos e há delas para todos os gostos e feitios

0
2022
Gazeta das Caldas

As primeiras escadas rolantes do mundo foram instaladas no dia 16 de Janeiro de 1893, em Nova Iorque, e foram então designadas por “elevador inclinado”. A patente desta invenção, que pretendia evitar que as pessoas se cansassem a subir e descer escadas, foi registada em Março de 1892 pelo engenheiro norte-americano Jesse Reno.
A primeira escada rolante foi instalada no Old Iron Pier, em Coney Island (Nova Iorque) onde funcionou durante duas semanas, tendo sido depois deslocada para a famosa Ponte de Brooklyn.
Durante as duas semanas em que esteve a funcionar a título experimental, o novo evento causou tanta surpresa que se estima que tenha transportado 75 mil pessoas. Hoje, só nos Estados Unidos, há mais de 100 mil milhões de “passageiros” que usam anualmente este meio de transporte.
A tecnologia que Jesse Reno desenvolveu há 125 anos foi aperfeiçoada ao longo das últimas décadas pela thyssenkrupp Elevator. Hoje em dia, a empresa tem escadas rolantes em todo o mundo, e se todos os seus equipamentos deste género se juntassem para formar um só, seria o suficiente para subir a uma montanha com 500 quilómetros de altura.
A thyssenkrupp dispõe de uma enorme variedade de equipamentos, desde escadas com apenas 890 centímetros até às que medem 53,86 metros. Existem modelos “Royal Mode” que se ligam e desligam ao pressionar apenas um botão, e até soluções móveis “to go”, que podem ser transportadas pelo mundo inteiro em aviões. Em Praga e em algumas cidades da Rússia, as pessoas deslocam-se a alta velocidade, com algumas escadas a transportar os passageiros a 0,9 metros por segundo.
A thyssenkrupp tem, atualmente, na Europa mais de 136 mil escadas instaladas. Este grupo alemão emprega mais de 155 mil pessoas em todo o mundo, tanto nas escadas rolantes como na indústria dos elevadores pela qual a marca é mais conhecida.

As maiores…
A escada rolante mais longa da thyssenkrupp mede 53,86 metros e está a ser instalada na estação de metro da Okruzhnaya, na Rússia.  A mais longa da thyssenkrupp na Europa está situada no metro de Praga, e mede 43,6 metros.

… E a mais pequena.
A escada rolante mais pequena mede apenas 890 centímetros. Estas instalações permitem dar apenas três ou quatro passos e são usadas normalmente em palácios ou museus.

O local mais alto…
O sítio mais alto onde a thyssenkrupp já instalou uma escada rolante foi nos Alpes e nelas colocou um sistema antiderrapantes para prevenir que os esquiadores caíssem.

… e as localizações mais chiques
A escada mais bonita, aos olhos de muitos entusiastas, é a que está instalada na loja Londrina da Harrods.  Uma instalação de Art Nouveau.
A thyssenkrupp também é responsável por instalações debaixo de água, localizadas no Aquário de Shanghai. Aqui os visitantes viajam num túnel transparente dentro de água, em duas escadas, de modo a desfrutarem melhor e focarem a sua atenção no mundo subaquático.

Escadas em rochas
Algumas das escadas rolantes construídas nas regiões mais quentes do mundo apresentam unidades de resfriamento para os corrimãos para que os passageiros possam segurar-se sem queimar os dedos.
Escadas to-go   
A thyssenkrupp também já construiu escadas rolantes para embarques e desembarques. A diferença é que estas podem ser transportadas no interior do avião para que os seus proprietários possam usá-las em qualquer aeroporto do mundo. Detentoras de geradores próprios, estas escadas são autossuficientes e não necessitam de estar ligadas ao sistema de energia dos aeroportos. Na ex-URSS foram construídas em 1983 para o líder soviético Chernenko.
As escadas rolantes também podem ser combinadas com tapetes rolantes  para criar uma espécie de escada up-over-up. A plataforma horizontal mais longa que a thyssenkrupp já instalou entre escadas tem 10 metros de comprimento e pode ser encontrada na Estação Central da Antuérpia. (imagens disponíveis na galeria)
As escadas rolantes com apenas uma balaustrada, e, portanto, apenas um corrimão em movimento, são permitidas em restaurantes porque a equipa que transporta bandejas tem apenas uma mão livre. Foto aqui no Alster-Pavillon em Hamburgo.
As primeiras escadas em suspensão foram instaladas no Westminster Court em Londres.  Montadas em bielas ligadas à cúpula do edifício, as escadas rolantes atravessam o espaço aberto do átrio.

A velocidade importa
As escadas mais rápidas actualmente em operação atingem uma velocidade de 0,9 metros por segundo e podem ser encontradas em algumas estações de metro em Praga e na Rússia.
A precisão é fundamental
Em escadas rolantes longas, as correntes de transmissão estão sujeitas a requisitos de tolerância extremamente próximos. Qualquer variação pode comprometer a segurança da banda de passo em movimento, com o risco dos passageiros ficarem presos.

A escada rolante mais Antiga do mundo…
A escada rolante mais antiga da thyssenkrupp foi instalalada na loja Wertheim em 1906. Esta escada é apenas quatro anos mais nova que a primeira escada alguma vez instalada, e que se encontra na Macy’s em Nova Iorque, esta última da marca OTIS.

Os primeiros anos…
Até 1950 as escadas rolantes da esta empresa alemã eram construídas no próprio local onde iam ser instaladas. Mas desde 1950 a empresa começou a produzir este material em série na sua fábrica em Hamburgo.
(Texto feito com base em press reelease da thyssenkrupp)