Aspiring Geoparque Oeste, um território Jurássico

0
224

Cadaval, Caldas da Rainha, Bombarral, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras são os concelhos que constituem este território candidato a Geoparque Mundial da UNESCO que, após entrega do dossier de candidatura à Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, está cada vez mais próximo de concretizar o objetivo de integrar a Rede Mundial de Geoparques.
O aspiring Geoparque Oeste é um território constituído por rochas com idades desde o final do Triássico ao Quaternário, maioritariamente com terrenos do Jurássico, sendo assim visível a passagem de dinossauros por este território tão rico em vestígios destes grandes que habitaram o nosso planeta há 150 milhões de anos.
No território do aspiring Geoparque Oeste há entidades que, há mais de 30 anos, se dedicam à prospeção, escavação, preparação e estudo de fósseis, não só os provenientes desta região, como de vários pontos do globo.
Neste território existem dois museus onde é possível visitar o enorme espolio paleontológico da região, o Museu da Lourinhã e o Dino Parque Lourinhã. Estão ainda em planeamento mais dois espaços, o Museu de Paleontologia da Bacia Lusitaniana e o Museu do Forte de N.ª Sr.ª da Consolação, que expõem a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico. Está ainda prevista a abertura do CIGO – Centro Interpretativo do Geoparque Oeste, que pretende ser uma montra daquilo que melhor caracteriza este território de tão grande importância geológica nacional e internacional.

Sabia que?
O primeiro fóssil de dinossauro português foi encontrado em 1863, na Praia da Peralta, um conjunto de dentes atribuídos à espécie Torvosaurus gurneyi. Esta foi a primeira de milhares de outras descobertas no território do aspiring Geoparque Oeste, sendo reconhecido internacionalmente pelas 12 novas espécies e 4 ninhos de dinossauros aqui encontrados.
Este território com 10 sítios fósseis (vertebrados e invertebrados) já inventariados, inclui mais de três dezenas de espécies de fósseis com nomes de localidades do Oeste, como o Lourinhanosaurus antunesi, o Lusotitan atalaensis e o Miragaia longicollum.

Explore…
Rota “Dinossauros e pegadas do Oeste”
Duração: 1 dia
Meio de transporte: Carro
Pontos de interesse: Praia Azul, Alto da Vela, Porto Dinheiro, Paimogo, Consolação e Salir. Damos também a sugestão de visitar o Dino Parque e o Museu da Lourinhã.
Mais informações em www.geoparqueoeste.com ou na app Visit Oeste Portugal.