A Associação de Artesão das Caldas da Rainha tem uma nova sede, ao centro da Praça 5 de Outubro, onde antes funcionou um café-bar e que agora acolhe os trabalhos dos artesãos locais.
A associação foi fundada em 1982 e esteve durante vários anos nos Pavilhões do Parque. Agora, por cedência da autarquia, por dois anos, estão no centro da cidade, possibilitando aos turistas um contacto mais próximo com o trabalho artesanal.
Naquele local podem ser adquiridos bordados e verguinha das Caldas, vários tipos de cerâmica, arranjos de flores secas e trabalhos da autoria de Maria Adelia Martins, Pedro Martins, Marília Alves, Helena Montez, Laura Sousa, Margarida Lopes, Lizeta Pereira e de Vitor Lopes.
Adélia Martins, que se dedica a tempo inteiro à arte da verguinha (cerâmica que imita a cestaria), pertence à direcção e neste momento é a única pessoa da associação que ainda fez parte do grupo fundador.
Actualmente com 68 anos, a artesã está a pensar desenvolver workshops de verguinha naquele espaço, de modo a passar o seu saber relacionado com esta tradição cerâmica local. “Irei começar a formação no Inverno”, disse a ceramista, satisfeita com o facto de o município ter conseguido a sede para a associação numa localização central das Caldas.
A Associação de Artesãos organiza também as idas colectivas dos seus sócios às feiras nacionais e contam com o apoio de entidades como a Câmara Municipal ou o IEFP na logística destas participações. Por norma, participam em duas ou três realizações nacionais por ano.
A ceramista diz que neste momento a associação tem apenas 10 sócios e por isso gostava muito de receber novos elementos. Adélia Martins acrescentou que esta entidade está de braços abertos para integrar novos autores, desde que “apostem na artesanato de qualidade”, rematou.
Antes de acolher a sede da associação, o antigo bar da Praça 5 de Outubro foi alvo de uma operação de limpeza e pintura, tendo-lhe sido colocados vidros novos. Segundo o vereador Hugo Oliveira, foram ali gastos cerca de mil euros.
A sede de artesãos funciona entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00. N.N.