Autora caldense lançou segundo livro para crianças

0
856
Gazeta das Caldas
A autora caldense vive na África do Sul

O Burro Casmurro, assim se designa o segundo livro infantil de Sandra Gil. A autora caldense que vive na Cidade do Cabo (África do Sul) dá continuidade à escrita para os mais novos, tendo lançado nova história, após a estreia no mundo da literatura infantil com Natureza às Avessas, no final de 2016.

oburrocasmuro_cartaz5[11]Segundo Sandra Gil, O Burro Casmurro “é uma história divertida, com uma lição de moral e escrita a rimar”. Trata-se do relato da vida de um burro “muito, muito casmurro que passava os dias a resmungar e a criticar toda a gente”, acrescentou a autora nesta entrevista feita pela internet.
É pois uma personagem que não aceitava nenhuma crítica nem qualquer conselho. “Achava-se sempre com razão. Oh, mas que jumento! Embirrava com a barata por achá-la muito pobretana… Dizia ao caranguejo para andar em frente… Tapava o nariz com uma mola quando se cruzava com o porco na estrada… Mentia dizendo que o elefante o pisava, que a abelha o picava e que a serpente o mordia…”, explicou Sandra Gil sobre este burro, sempre insatisfeito e que em tudo encontrava defeitos. Até que um belo dia, “graças à ajuda da bicharada e de uma bruxinha muito experiente, o burro aprendeu uma enorme lição que o fez mudar de atitude para toda a vida!”, revelou a autora.
A caldense, que pretende dar continuidade à coleccção, considera que escrever para o púbico infantil “é mais do que um prazer”. Diz que se sente livre para dar asas à sua imaginação e para criar personagens que a divertem “à medida que as construo através de frases e rimas”.
Tanto a nível pessoal como profissional, Sandra Gil interessa-se por temáticas relacionadas com a área da educação, literacia e desenvolvimento do imaginário infantil. Logo, a escrita é o hobby “que mais me preenche e satisfaz”.
O Burro Casmurro ainda não teve lançamento mas já está disponível para venda na Feira do Livro de Lisboa. Natureza às Avessas e o Burro Casmurro, os dois livros da autora estão disponíveis no stand da Chiado Editora, durante todo o período da Feira. Sandra Gil virá a Portugal em Dezembro e, nessa altura, poderá fazer uma pequena sessão de apresentação e de autógrafos nas Caldas. Enquanto autora, é importante poder interagir com os seus pequenos leitores, pais, familiares e professores.
Profissionalmente, Sandra Gil é editora na filial sul-africana da Oxford University Press e coordena a edição de manuais e materiais pedagógicos para 12 países, desde o pré-escolar ao secundário. Sandra Gil é também autora de uma tese de doutoramento dedicada à Rainha D. Leonor.