Avançam futuros espaços para a cerâmica nas Caldas

0
324
O Museu de Cerâmica guarda várias colecções de louça das Caldas

A Câmara das Caldas está a planear a abertura de alguns espaços relacionados com a criação cerâmica e que proporcionarão contacto direto entre autores e público. 

Segundo o vereador Hugo Oliveira já estão a decorrer as obras no Pátio dos Burros, espaço municipal que servirá para albergar não só ceramistas – e que inclui área de loja e de trabalho ao vivo – como também para autores de cutelaria e dos bordados das Caldas. 

O vereador garantiu que a autarquia quer ligar o Jardim d’Água à zona da Praça da Fruta, promovendo a ligação das zonas através da abertura de um dos edifícios que já foi adquirido nas proximidades do Posto de Turismo. 

Para este ano ainda está previsto o lançamento de um roteiro com o levantamento dos ceramistas que trabalham no concelho das Caldas. “O guia também terá edição digital para ser incluído no City Guide”, afirmou Hugo Oliveira. A recolha para esta obra está a ser feita por Isabel Castanheira e as fotografias são de Carlos Barroso.

Para o Parque D. Carlos I está desenhado um espaço, nos armazéns da Parada, para albergar seis ateliers: cinco para ceramistas e um para cutelaria. O projeto prevê estender-se até às estufas, aliando o mundo das plantas ao da criação de autor. Neste momento, segundo o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, já se obteve autorização da DGPC para avançar com este projeto para o qual querem “ter apoio comunitário”. Após aprovação arquitetónica, este espaço está agora na fase de especificações técnicas. 

A Câmara, no âmbito da Cidade Criativa, vai adquirir uma centena de peças a 38 ceramistas que concorreram ao programa de aquisição. Segundo José Antunes, responsável pelo Centro de Artes, falta ainda finalizar o processo da compra, com uma dúzia de ceramistas caldenses.