A impossibilidade de abastecer com combustível uma automotora na estação das Caldas da Rainha, devido a uma avaria na bomba, levou a CP a suprimir dois comboios na linha do Oeste no passado dia 16 de Agosto. Os passageiros não tiveram direito a serviço alternativo e tiveram que esperar por outros comboios.
O comboio regional que deveria ter saído às 7h35 das Caldas da Rainha com destino ao Cacém no dia 16 de Agosto ficou em terra porque não tinha gasóleo suficiente para a viagem. Uma avaria na bomba de combustível que existe na estação das Caldas da Rainha impediu o abastecimento, não restando à CP melhor alternativa do que suprimir aquela circulação e deixar os passageiros em terra até ao próximo comboio (já lá vai tempo em que esta empresa possuía material circulante de reserva para fazer face a situações imprevistas).
Como a automotora que não chegou a sair das Caldas deveria, no regresso, efectuar o inter-regional das 10h31 de Lisboa para norte, também este foi suprimido por a empresa (quase quatro horas depois) continuar a não ter mais nenhuma composição disponível para a substituir. Para obviar estes inconvenientes, foi dada ordem de paragem em todas as estações e apeadeiros a um inter-regional entre Caldas e Lisboa (que partia uma hora depois do comboio suprimido) para apanhar os passageiros que tinham ficado apeados devido à supressão do regional.
O mesmo aconteceu com o inter-regional em sentido contrário, cujos passageiros tiveram de vir num regional que partiu mais tarde.
“Desta forma, os clientes tiveram o serviço assegurado, embora com os atrasos decorrentes destas situações, não se colocando a questão do transporte alternativo”, disse fonte oficial da CP, explicando por que motivo não foi efectuado um serviço rodoviário alternativo. A mesma fonte disse que “foi de imediato realizada informação comercial às bilheteiras, operadores de revisão de venda e call center”. Mas com o desguarnecimento das estações nesta linha, e sem qualquer possibilidade de obter informações, parte dos passageiros acabou por ficar à espera dos comboios sem saber que estes tinham sido suprimidos.
A supressão de comboios na linha do Oeste tem sido frequente, quer por motivo de greves (como aconteceu no ano passado) quer, mais recentemente, por avaria no material. As automotoras em serviço neste eixo contam-se entre as mais velhas que a CP possui.
C.C.
Avaria na bomba do gasóleo levou CP a suprimir comboios entre Caldas e Lisboa
- publicidade -
































