Banco Alimentar organiza campanha no fim de semana

0
419

A recolha física de alimentos apenas será feita em algumas superfícies mas há outras formas de contribuir

O Banco Alimentar realiza, nos próximos dias 27 e 28 de novembro, uma campanha de recolha de alimentos. Esta ação destina-se a angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço), incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa e sensibilizar a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias.
Além de tradicional Campanha Saco, em que os produtos são adquiridos nos supermercados e entregues dentro do saco do Banco Alimentar, existem ainda as campanhas Ajuda Vale e a online. A primeira consiste na compra de vales de produtos selecionados, em que cada vale representa uma unidade do produto e ao realizar o pagamento, o dador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam identificados no talão de caixa. Já a campanha online é feita através da plataforma www.alimentestaideia.pt, permite a doação de alimentos por parte de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal. Ambas decorrem entre 27 de novembro e 5 de dezembro.
No Oeste, o produto da campanha é distribuído localmente às cerca de 10.000 pessoas com carências alimentares comprovadas, através das 62 instituições de solidariedade social parceiras. No entanto, e tendo em conta o contexto de pandemia e a dificuldade em constituir equipas de voluntários nos supermercados, a campanha irá decorrer apenas em algumas superfícies de cada concelho, informa o Banco Alimentar do Oeste. Da mesma forma, e tendo em conta a necessidade de manter a distância de segurança, o trabalho de separação dos alimentos angariados estará, desta feita, a cargo dos poucos voluntários que prestam serviço diariamente nesta instituição. ■