Este fim-de-semana, dias 26 e 27 de Maio, os voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome voltam a apelar à solidariedade dos portugueses. Está de volta a habitual campanha de recolha de alimentos que a instituição de solidariedade promove duas vezes por ano e que, juntamente com a recolha de excedentes junto de empresas e agro-industriais, lhe permite distribuir regularmente alimentos aos mais carenciados.
Na região, cabe ao Banco Alimentar do Oeste levar a cabo a recolha em Alcobaça, Bombarral, Caldas, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche. Nestes oito concelhos, o apoio da instituição chega regularmente a 1.877 famílias, o que se traduz em cerca de 5.192 pessoas ajudadas cada mês. Só nos primeiros meses de 2012, entre Janeiro e Abril, foram já distribuídas mais de 227 toneladas de alimentos.
Os voluntários do Banco Alimentar do Oeste vão estar, devidamente identificados, em 60 superfícies comerciais da região. Aos clientes que por ali passarem vão entregar um saco do Banco Alimentar e apelar à doação de produtos alimentares não perecíveis, como azeite, massa, bolachas, conservas ou leite, entre outros.
Mas a recolha não se fica pelos supermercados. À semelhança do que tem sido feito nos últimos anos, haverá também uma angariação directa de alimentos em diversas freguesias, permitindo a recolha de produtos agrícolas e outros bens alimentares. É o que vai acontecer em Alvorninha e Santa Catarina (concelho das Caldas da Rainha), Bárrio, Cós, Maiorga e Vimeiro (Alcobaça), Alguber, Figueiros, Painho e Vilar (Cadaval), Atalaia, Lourinhã, Marteleira, Miragaia, Moita de Ferreiros, Ribamar e Vimeiro (Lourinhã), Atouguia da Baleia (Peniche), Valado dos Frades (Nazaré) e no Mercado do Bombarral.
Há ainda outras formas de ajudar o Banco Alimentar, que se prolongam até dia 3 de Junho. A primeira é a Campanha Vale, que consiste na compra de cupões nas superfícies comerciais aderentes. Cada cupão representa um bem alimentar que depois será entregue ao Banco. A ajuda pode ainda ser feita à distância de um clique, no site www.alimenteestaideia.net.
Todos os alimentos angariados nesta campanha serão depois armazenados nas instalações do Banco Alimentar do Oeste, na estação ferroviária das Caldas da Rainha. É com eles que nos próximos meses se vai combater a fome das mais de 5000 pessoas que o Banco Alimentar ajuda mensalmente na região, através de 56 grupos sociais e instituições que trabalham no terreno.
Foi precisamente isto que aconteceu com as mais de 88 toneladas de bens alimentares angariadas na última campanha, realizada em Novembro de 2011. Uma acção que nos oito concelhos da área de influência do Banco Alimentar do Oeste envolveu cerca de 1.500 voluntários, que recolheram, transportaram, pesaram, dividiram e armazenaram os alimentos. Um número que se deverá repetir este fim-de-semana.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt