Banda Cant’Alegria e Coro de Tornada atuaram Caldas

0
410
Guitarristas Estela e Jacques dirigem os dois grupos que atuaram no final do ano

Dois dos vários grupos que o casal de guitarristas estrangeiro coordena atuaram na Igreja de N. Sra. da Conceição

O duo de guitarristas Estela Pujadas e Jacques Genet trouxe, para atuar nas Caldas, dois dos grupos que dirigem. A 29 de dezembro, a Banda Cant’Alegria e o Coro da Igreja de Tornada vieram à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, para uma atuação cujo repertório foi inteiramente dedicado à quadra natalícia.
Durante uma hora ouviram-se canções bem conhecidas como “Natal das crianças”, “Noite Feliz”, “Vamos a Belém”, “Feliz Navidad” e ainda “Pastor”, tema dos Madredeus. Foi interpretada ainda a canção “É Natal” de Joaquim Calado, que foi um amigo dos guitarristas que tocava por toda a Europa em eventos relacionados com a diáspora.
Estela Pujadas é argentina e Jaques Genet é francês e vieram em 2016 viver a reforma para o Oeste.
Os músicos, ambos com 73 anos, vivem em Alcobertas (Rio Maior) e dirigem dois grupos musicais da Universidade Sénior – Musicando (com 20 elementos) e, mais recentemente, criaram também a Tuna Académica daquela escola. Esta última tem 49 elementos que cantam e ainda tocam cavaquinho, guitarra, percussão e acordeão. Atuaram, por exemplo, na Festa de Natal.
Dirigem também a Banda Cant’Alegria e ainda integram alguns coros da região.
Conhecer a música tradicional portuguesa era um dos objetivos deste casal que atualmente já tem dezenas de temas lusos no seu repertório.
“É importante conhecer a tradição musical do país”, disseram os músicos que também fazem parte de coros em Óbidos e da Gançaria. Atualmente o casal também já faz parte do Rancho Folclórico da Fanadia. “É uma reforma vivida com muita atividade!”, contou o casal que está a criar raízes na região e que, ao fim de sete anos e meio, querem obter a nacionalidade portuguesa. “A verdade é que a música não tem fronteiras”, disseram os guitarristas que fazem da música uma forma importante de integração. Jacques Genet inclusivamente já compõe em português. “Flor da Vida” é a sua primeira canção e que até já registou. Estela Pujadas e Jacques Genet já estão a preparar atuações relacionadas com os 50 anos do 25 de Abril. ■