Bandeiras azuis, acessível e de ouro hasteadas na Foz do Arelho

0
982

Foi na manhã de 28 de junho que foram hasteadas na Foz do Arelh, nas praias do mar e da Lagoa, as Bandeiras Azul e Acessível. “A estes galardões soma-se a bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”, que será hasteada mais tarde”, explicou a Câmara das Caldas.
Para que as bandeiras sejam hasteadas é necessário uma vistoria técnica das condições exigidas pelas diversas entidades competentes, nomeadamente, a Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto de Peniche e Delegação de Saúde das Caldas da Rainha.
Recorde-se que a Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes. No caso da praia da Lagoa já é galardoada desde 2012 e no caso da Praia do Mar desde 1999. No Oeste foram distribuídas, este ano, 31 bandeiras azuis.
Já a Bandeira Praia Acessível é atribuída às praias que proporcionam condições de acesso de pessoas com mobilidade condicionada, de acordo com os normativos técnicos, garantindo estacionamento e instalações sanitárias, acessibilidade e mobilidade, no areal e na água, através de veículos próprios.
Por fim, as praias com “Qualidade de Ouro” são atestadas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e distinguem as zonas balneares pela qualidade das águas, considerando o histórico de análises dos últimos cinco anos.