Benedita comemora os 50 anos do Desenvolvimento Comunitário

0
328

Entre os anos de 1962 e 1965 a vila da Benedita beneficiou de um projecto de Desenvolvimento Comunitário, fundamental para o progresso de uma zona onde os solos não ajudavam a agricultura e o caminho para a prosperidade se fez com o desenvolvimento industrial e social.
Agora que se assinala meio século sobre o início desta experiência-piloto, a cargo de uma equipa liderada por Manuela Silva, actualmente professora catedrática jubilada do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), o Rotary Club da Benedita quer envolver as associações locais, entidades e comunidade nas comemorações.
O primeiro desafio é que participem numa reunião de trabalho que vai ter lugar amanhã, 14 de Janeiro, no Externato Cooperativo da Benedita. O encontro está marcado para as 14h30 e visa a identificação de propostas de trabalho comemorativas e de reflexão sobre o Desenvolvimento Comunitário e a criação de uma comissão coordenadora das mesmas.
Nos últimos meses, os rotários têm levado a cabo diversas pesquisas em bibliotecas e universidades. O grupo “conversou com técnicos que, nesses anos, estiveram na Benedita e com beneditenses que integraram as diversas comissões que foram criadas”, dizem os responsáveis do Rotary Club, garantindo que “o que caracteriza e define a freguesia da Benedita, no tempo presente, tem raízes profundas no trabalho que foi dinamizado nestes três anos e nos seguintes”.

J.F.