Desde inícios de março que o serviço está a funcionar no centro de saúde Bombarral
A Consulta do Viajante e o Centro de Vacinação Internacional estão a funcionar no Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte desde o início de março. Funciona semanalmente às terças feiras, na Unidade de Saúde do Bombarral, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Os dois serviços estiveram suspensos durante a crise sanitária, mas “foram restabelecidas as condições necessárias à sua reabertura no passado dia 7 de março não tendo ocorrido interrupção dos serviços desde essa data”, informou o ACeS Oeste Norte, contrariando assim o que havia sido noticiado na última semana.
“A Consulta do Viajante é destinada a todos, crianças e adultos, com vista à avaliação de riscos associados ao destino e pessoa que viaja”, explicam.
“Nesta consulta é feito um aconselhamento e/ou a prescrição médica de medicação e medidas (preventivas ou curativas) entendidas como necessárias a adotar antes, no decorrer e após a viagem”.
Entre os objetivos deste serviço está “a vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, a informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, o aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo bem como informações sobre assistência médica, riscos de acidentes e segurança ou outros nos destinos para que viaje”.
O Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte salienta que “este tipo de consulta é fundamental para todos os viajantes e, em particular, para grávidas, crianças, idosos e pessoas com patologias crónicas” e realça que “a marcação da Consulta do Viajante deve ser feita com uma antecedência de um a dois meses em relação à viagem planeada”.
Este serviço, de abrangência regional, funciona há já nove anos naquela localidade, desde fevereiro de 2014. ■