Bombarral junta-se ao movimento da luta contra o cancro

0
439

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai promover no concelho do Bombarral uma série de iniciativas para juntar todos os bombarralenses na angariação de fundos para esta instituição, através da realização de uma série de actividades que irão culminar com uma festa de encerramento, a 23 de Junho.
A iniciativa “Um dia pela Vida” no Bombarral foi lançada a 25 de Fevereiro, no auditório do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
O projecto conta com a participação da câmara e das cinco juntas de freguesia do concelho, que assumiram a responsabilidade de impulsionar a criação das equipas que ao longo destes quatro meses irão promover as mais variadas actividades de angariação de fundos para a liga.
A integração neste projecto está a aberta a toda a comunidade, bastando os interessados formar uma equipa de oito a 20 pessoas. Cada elemento contribuirá com 10 euros, recebendo uma t-shirt oficial para a festa final e outro material de trabalho, relacionado com a temática.
Já existem algumas equipas constituídas no concelho, uma das quais liderada por Américo Marques, que se assume como “um dos sobreviventes do cancro”.
Segundo Filipa Rocha Mendes, coordenadora regional sul, a festa de encerramento, a 23 de Junho, terá lugar na Mata Municipal, “em ambiente de celebração pelos que venceram, de recordação pelos partiram e de apoio àqueles que lutam contra o cancro”. O responsável referiu que as estatísticas apontam para que neste século uma em cada quatro pessoas seja atingida pelo cancro.
São três os objectivos principais deste projecto – mudar a atitude da comunidade face à doença, “porque o cancro não é necessariamente sinónimo de morte”, educar e informar, “pois a prevenção é o caminho para a cura”, e angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da liga.
Da sessão de lançamento constou ainda a apresentação de um vídeo sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro e as suas actividades, bem como um pequeno colóquio acerca dos vários tipos de cancro, dos cuidados a ter e da importância da prevenção.

P.A.