Associação humanitária assinalou 100 anos de vida com desfile e sessão solene presidida por representante do Governo
O Ministério da Administração Interna atribuiu a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, tendo a distinção sido imposta no estandarte da associação pelo secretário de Estado Paulo Simões Ribeiro na sessão solene comemorativa do centenário da instituição. No despacho assinado pela ministra Margarida Blasco, o Estado reconhece “o exemplar percurso da sua existência ao serviço da comunidade e da proteção e socorro de populações com uma atuação sempre caraterizada pelo heroísmo, pela abnegação e pela solidariedade para com o próximo”.
As cerimónias comemorativas do centenário dos bombeiros bombarralenses decorreram no passado sábado, repartidas pelo Largo do Município e pelo Anfiteatro Municipal José Maria Guilherme, que reabriu apenas neste dia e ao fim de mais de três anos, devido às obras de recuperação e beneficiação do Palácio Gorjão e espaços adjacentes e ainda por concluir. Presididas pelo secretário de Estado da Administração Interna, neste dia foram apresentadas e benzidas quatro novas viaturas: um veículo ligeiro de combate a incêndios urbanos (oferecido pelo Município do Bombarral), uma ambulância de socorro (adquirida por iniciativa das juntas de freguesia do concelho e através de donativos de empresas, instituições e amigos dos bombeiros), um veículo tanque de apoio logístico (adaptado de uma viatura pesada oferecida por uma empresa de transportes) e um veículo dedicado ao transporte de doentes adquirido pela associação através de verbas angariadas peditórios e em actividades culturais e recreativas, nomeadamente no Festival da Cerveja, que anualmente é organizado pela corporação.
Tendo contado também com a presença do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, deslocou-se ainda ao Bombarral o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, que decidiu conceder à associação uma das mais altas condecorações, a Fénix de Honra, cuja imposição foi também feita no estandarte oficial “pelo excelente trabalho que os bombeiros fizeram ao longo de um século”. Foram igualmente distinguidos alguns beneméritos particulares e empresariais que apoiaram a corporação. Das distinções entregues aos bombeiros, destaca-se a atribuição do crachá de outro aos três membros do comando do corpo ativo da corporação. ■