Bombarral vai ter Loja do Cidadão em 2024

0
456
Autarca Ricardo Fernandes junto ao local da futura Loja do Cidadão

Infraestrutura concluída até 31 de março

Já arrancaram as obras de construção da Loja do Cidadão do Bombarral, um projeto da Câmara Municipal orçado em 1,6 milhões de euros, que conta com cofinanciamento do PRR em 900 mil euros através da Agência para a Modernização Administrativa.
A empresa AECI, de Mafra, tem 10 meses para concluir a empreitada, que consiste na edificação de um edifício de rés-do-chão e primeiro andar na Rua do Comércio, a artéria no centro da vila cortada ao trânsito. A propriedade, outrora um talho, foi adquirida pelo município por 80 mil euros à Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral.
Segundo o presidente do executivo Ricardo Fernandes, trata-se de um projeto que se atrasou devido à exigência camarária para que a futura Loja do Cidadão pudesse acolher os serviços do Instituto dos Registos e do Notariado, localizados noutro ponto da vila, sem a adequada acessibilidade para os utentes com mobilidade reduzida. A pretensão foi posteriormente aceite e juntar-se-á aos serviços da Autoridade Tributária e da Segurança Social, também dispersos pela vila, a par do Espaço do Cidadão, que funciona atualmente nos Paços do Município. “É um processo que já vai longo, mas quisemos ter a certeza de que seria, efetivamente, uma Loja do Cidadão com todos os serviços públicos, porque o anterior modelo que recebemos em nada serviria os bombarralenses”, justificou o edil à Gazeta. Para o autarca, o novo espaço contribuirá também para revitalizar o centro da vila, nomeadamente o comércio tradicional, numa zona outrora cheia de vida.
Com uma área útil de 755 metros quadrados, na cave da futura Loja do Cidadão funcionará o arquivo dos diversos serviços.
A empreitada contempla a realização das obras, bem como o diverso equipamento necessário para o seu funcionamento.
A autarquia está ainda a estudar a criação de espaços para estacionamento nas redondezas, para fazer face ao aumento da procura deste novo espaço público. ■