Bombeiros das Caldas prosseguem peditório por todo o concelho

0
411
No peditório os soldados da paz estão a vender os calendários da AHBVCR e o suplemento que Gazeta das Caldas dedicou à corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha continua a proceder ao peditório anual, que vai culminar com o tradicional Cortejo de Oferendas, a 5 de dezembro.
Esta ação, que está a ser levada a cabo por voluntários do corpo de bombeiros da instituição na cidade, e por bombeiros acompanhados de elementos das juntas de freguesia, pelas freguesias rurais e costeiras do concelho caldense, é de extrema importância para a associação, uma vez que dela tem resultado uma verba superior aos 100 mil euros, o que faz desta uma importante fonte de receitas, equivalente a cerca de 10% do orçamento geral, ou o suficiente para cerca de um mês de operação da única corporação do concelho.
Na cidade, o peditório é realizado na zona central, sobretudo entre a Praça da Fruta, a Rua das Montras e a Rua Dr. Miguel Bombarda, por bombeiros devidamente identificados. Além do peditório, os soldados da paz caldenses estão, ainda, a vender os calendários anuais da associação para 2022, assim como o destacável que Gazeta das Caldas dedicou à corporação na edição de 11 de novembro, por um preço simbólico de um euro que reverte, por inteiro, a favor da corporação.
O peditório vai prosseguir até 4 de dezembro. Até lá é possível continuar depositar os contributos nas caixinhas dos soldados da paz caldenses no centro da cidade, aos fins de semana, e também nas freguesias onde o peditório ainda não foi realizado.
Nelson Cruz, comandante da corporação caldense, diz que a ação está a decorrer dentro dos valores que se verificaram no ano passado, apesar de ser difícil bater o recorde da maior verba apurada.
Recorde-se que, no ano passado, em plena pandemia de covid-19, o peditório rendeu uma verba de 138 mil euros, que superou em 5 mil euros o anterior recorde, estabelecido em 2017, ano dos grandes incêndios que assolaram o país.
No final do peditório, os bombeiros das Caldas da Rainha vão proceder ao habitual Cortejo de Oferendas, um desfile no qual a corporação agradece as dádivas recebidas e exibe cheques simbólicos com o valor apurado em cada uma das freguesias e uniões de freguesia. O cortejo realiza-se a 5 de dezembro e será nos mesmos moldes do ano passado, com um desfile de viaturas pela cidade, seguido da entrega simbólica dos cheques. Antes da pandemia, o desfile era seguido de um convívio aberto à população, mas que, tal como no ano passado, não se irá realizar devido ao risco de contágio de covid-19, atendendo até ao recente aumento do número de casos e do risco de transmissibilidade. ■