Os Bombeiros Voluntários de Óbidos vão receber cinco abrigos florestais, um equipamento individual que o bombeiro traz à cintura (espécie de saco cama) e que lhe permite isolar-se do fogo, no caso de ficar cercado pelas chamas. Esta oferta resulta da campanha “Ao proteger a sua madeira está a proteger a de todos”, que decorreu durante os meses de Verão, desenvolvida pela gama de produtos CIN Woodtec, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses.
No distrito de Leiria foram ainda abrangidas com este equipamento os bombeiros do Bombarral e Benedita, num total de 50 corporações a nível nacional. As corporações vencedoras foram seleccionadas por votação online, de um total superior a 30 mil votações dos próprios consumidores do produto.
A campanha deste ano superou as expectativas da marca, permitindo oferecer mais 100 abrigos florestais que no ano anterior. Entre os dias 21 de Junho e 21 de Setembro, na compra de um litro de qualquer produto da gama CIN Woodtec, um euro revertia inteiramente a favor desta campanha.
Os bombeiros de Óbidos já tinham 10 abrigos e esta oferta é uma boa ajuda, refere o comandante Sérgio Gomes, destacando o custo elevado daquele equipamento individual. Deixa ainda votos para que mais entidades possam ter este tipo de iniciativas.
Duarte Caldeira, presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros, realça, em comunicado de imprensa, que o abrigo florestal é um “artigo obrigatório do equipamento de protecção individual do bombeiro, mas é muito dispendioso para as corporações e não é reutilizável, o que faz com que seja uma das principais necessidades dos bombeiros, especialmente dos voluntários, que dispõem de menos verbas”.
A CIN Woodtec opera no mercado de tintas e vernizes e tem um volume de negócios que ascendeu, em 2008, aos 217 milhões de euros. Possui unidades fabris em Portugal, Espanha, França, Angola e Moçambique.