Um pouco à semelhança do que está a acontecer no país, também em Óbidos estão a decorrer acções de sensibilização e esclarecimento sobre a prevenção dos incêndios florestais. Protecção Civil, Bombeiros e GNR dinamizam as acções relativas às obrigações de gestão de combustíveis nos terrenos florestais e rurais e às responsabilidades dos proprietários de terrenos confinantes com os aglomerados populacionais.
Estas iniciativas são dirigidas a todos os munícipes, proprietários de terrenos ou edificações em espaço rural e têm por objectivo alertar para os perigos da falta de manutenção dos espaços, assim como as responsabilidades e coimas que serão activadas a quem não cumprir a lei.
As sessões realizam-se sempre às 21h00 e terão lugar na Junta de Freguesia das Gaeiras (26 de Janeiro) e Centro Social da Amoreira (31 de Janeiro). Em Fevereiro, ocorrerão na Junta de Freguesia da Usseira (dia 1), Junta de Freguesia do Vau (dia 2) Edifício da antiga Junta do Sobral da Lagoa (dia 8), na associação do Arelho (dia 15), na associação do Bairro da Senhora da Luz (dia 16), na associação da Capeleira (dia 20) e na Junta de Freguesia de A-dos-Negros (dia 23).