No seguimento da adesão do município do Cadaval ao projeto AcessTUR – Centro de Portugal, os equipamentos turístico-culturais daquele concelho constam do site e aplicação móvel sobre turismo acessível – TUR4all. Mais do que uma finalidade de promoção do turismo numa plataforma de amplitude mundial, esta iniciativa visa promover e incrementar o turismo acessível e inclusivo, refere a autarquia em nota de imprensa.
O AcessTUR é um projecto de promoção do turismo acessível e da inclusão social, promovido pela “Accessible Portugal” (associação privada sem fins lucrativos). Tem o apoio do Turismo do Centro e das oito comunidades intermunicipais que compõem o território, entre as quais a OesteCIM, da qual o Cadaval é associado. Para além da promoção turística, um dos intuitos principais é, de facto, permitir que todas as pessoas com necessidades de acessibilidade possam desfrutar de experiências turísticas.
Na plataforma TUR4all, é possível encontrar recursos turísticos acessíveis, analisados por especialistas em acessibilidade e avaliados e comentados pelos utilizadores. Disponibiliza também informação sobre locais de alojamento e de restauração, bem como sobre actividades lúdicas e as condições de acessibilidade oferecidas.
Os equipamentos e serviços da autarquia, assim como de operadores turísticos privados estão referenciados em http://www.tur4all.pt, tendo os mesmos já sido alvo de visitas técnicas para a necessária verificação das condições. O museu municipal, o Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto, a Real Fábrica do Gelo e a Quinta do Gradil, são alguns dos exemplos.
A Accessible Portugal está, entretanto, a desenvolver um trabalho ao nível do turismo inclusivo que consiste na criação de um kit de boas práticas de acessibilidade em multiformato.





