A Câmara do Cadaval lançou o Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais (CLDS+) em parceria com o Instituto da Segurança Social e a LeaderOeste – Associação Desenvolvimento Rural. Uma iniciativa de inclusão social que visa a criação de emprego, combate à pobreza, infantil em particular, e a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade.
O programa conta com um financiamento de 300 mil euros para dois anos, com o qual Eugénia Correia, vereadora da Acção Social da autarquia cadavalense, pretende criar sustentabilidade” que garanta a continuidade do projecto.
A vereadora referiu que o recente diagnóstico social deu a conhecer um aumento significativo do desemprego no concelho, o que torna necessária a criação de estímulos ao espírito empreendedor e criativo junto de pessoas desempregadas”, como forma de potenciar o desenvolvimento económico.
Uma das formas de pôr a estratégia em prática passa por formar e incentivar jovens desempregados a criar o próprio emprego, podendo existir apoios para a fase inicial. O CLDS+ dará prioridade ao empreendedorismo inovador baseado nas actividades e produtos locais, na transformação artesanal e na valorização de saberes.
O projecto de inclusão pretende criar um centro de recursos de apoio à população local, potenciando o envelhecimento e a cidadania activas.
J.R.