Café Capristanos celebrou 75 anos. À frente do espaço está Rui da Bernarda que gere uma equipa de 12 pessoas
Foi em 1949 que nasceu a Garagem dos Capristanos, edifício que além de uma central de camionagem dispunha de café, restaurante, tabacaria e até de uma barbearia. Como tal, em relação ao espaço que é hoje um café e bar – “é tempo de assinalar a data embora nós só estejamos na gerência há 12 anos”. Palavras de Rui de Bernarda, empresário caldense, que nessa altura, fez questão de recuperar o nome original do espaço, substituindo Claras por Capristanos, prestando assim homenagem aos fundadores daquele espaço que se instalaram no edifício desenhado por Ernesto Camilo Korrodi (1905-1955) e que marca aquela zona da cidade.
Rui da Bernarda – que tem outros negócios na cidade como a Mercearia Pena e a Pérola da Sorte – quando adquiriu este espaço, também apostou na renovação de toda a área.
Ao longo destes últimos anos tem experimentado diferentes conceitos para este estabelecimento que, neste momento, já emprega 12 pessoas.
“O negócio é algo vivo, está sempre em evolução e, nós, empresários temos que perceber o mercado e tentar adaptarmo-nos”, acrescentou o responsável.
Os Capristanos, desde a passada segunda-feira, 4 de novembro, que passou a abrir “todos os dias entre as seis da manhã e as 20h00”, referiu que as pessoas se revezam por turnos.
Segundo Rui da Bernarda estar à frente deste espaço “é um desafio constante”.
Recentemente fizeram alterações na carta dos Capristanos e também na tipologia de produtos que vendem.
Agora podem ser adquiridos salgados diferentes como coxinhas de galinha, croquetes, empadas, folhados e croissants. De regresso estão as refeições ligeiras como as Sandes de Pernil, Prego no Prato, Saladas, Sandes de Lombo e de Panado e grandes baguetes com vários ingredientes como o ovo.
Foram também feitas melhorias na decoração e na iluminação do próprio espaço, “que está mais alegre e dinâmico”, disse o responsável recordando que os Capristanos está aberto 14h00 por dia.
O 75º aniversário do espaço foi celebrado com ofertas de petiscos aos clientes e também com música ao vivo, que assinalou a celebração. “Além do público da cidade que aflui ao Capristanos, servimos igualmente quem está em trânsito”, referiu o empresário, aberto a propostas que se adaptem ao conceito deste espaço. Os Capristanos é um café, bar, restaurante e sala de espera pois mantém a designação com que foi criado. “E queremos que seja um espaço eclético, aberto a toda a gente!”, rematou o empresário Rui da Bernarda. ■