Caixa Agrícola lança concurso para escolher os melhores vinhos de Portugal

0
720
Gazeta das Caldas
| D.R.

As inscrições para a 4ª edição do concurso de vinhos do Crédito Agrícola estão abertas até 17 de Outubro. Produtores e cooperativas de todo o país podem participar, mas têm de ser clientes ou sócios daquela instituição financeira.
Para fazer a candidatura é necessário preencher um formulário (disponível no site do banco e nas agências) e entregar uma amostra de vinho (branco, tinto ou espumante) produzida em solo nacional, com Denominação de Origem ou Indicação Geográfica, incluindo os vinhos que indiquem casta e/ou ano de colheita na rotulagem. Além disso, a inscrição custa 50 euros por vinho para sócios do banco ou 75 euros para clientes.

Cada concorrente só pode candidatar um vinho de cada categoria e deve entregar as amostras (seis garrafas até dois litros cada uma, rotuladas com toda a informação) na Associação de Escanções de Portugal, na Rua Almirante Cândido dos Reis, 58 r/c Dtº, em Lisboa.
Serão atribuídas Tambuladeiras dos Escanções de Portugal de ouro, prata e bronze nas três categorias (branco, tinto e espumante).
O júri é composto por, no mínimo, cinco pessoas (dois escanções, um jornalista convidado, um enólogo e um enófilo) que farão provas cegas a 20 e 21 de Outubro no Mercado do Vinho do Campo Pequeno em Lisboa. Estes avaliarão a cor (até 5 pontos), a limpidez, o aroma (até 10 pontos), a persistência, o sabor, a intensidade, o final de boca e a apreciação do conjunto (até 15 pontos em cada uma das categorias).
Para chegar ao ouro são precisos entre 90 a 100 pontos de média final. A prata será para quem conseguir entre 85 e 89 e o bronze dos 80 aos 84.
No total das três edições anteriores participaram mais de 600 vinhos. Cerca de um terço foi premiado.
Os vencedores do concurso, que resulta de uma parceria entre o banco e a Associação dos Escanções de Portugal, serão anunciados, no máximo, até um mês depois da data do mesmo.